Atividades musicais recepcionam comunidade na volta presencial

Na última semana, entre os dias 8 e 12 de agosto, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), com colaboração da Coordenação de Comunicação Social (CCS), realizou uma série de eventos em diversos pontos da Universidade. As ações, reunidas sob o nome Reencontro, buscaram receber a comunidade acadêmica após dois anos sem atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19.

Receberam a atividade o Câmpus Capão do Leão, a Faculdade de Medicina, a Escola Superior de Educação Física, o Instituto de Ciências Humanas e o Câmpus Anglo, nos quais apresentaram-se diversos grupos musicais advindos de projetos e cursos da Universidade.

A opção pela realização de forma espalhada trouxe um acesso maior às ações de acolhimento aos estudantes e servidores neste novo semestre letivo. A programação também foi pensada para a segunda semana de aulas para que os cursos pudessem desenvolver suas próprias acolhidas, além de contemplar a semana na qual a Universidade comemora o dia do seu aniversário, em 8 de agosto.

Para a coordenadora de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, Eleonora Santos, o sentimento é de dever cumprido. “Conseguimos executar o proposto, aproximando a comunidade acadêmica e movimentando os câmpus da universidade, nos integrando a rotina dos estudantes”, comemora.

Além disso, a coordenadora destaca que as atividades também marcam a resistência da instituição aos cortes orçamentários e aos ataques sofridos durante esses últimos anos, bem como aguça o sentimento de pertencimento da comunidade para com a UFPel.