UFPel integra comitê que busca recursos para a Extensão junto à Fapergs

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi uma das instituições presentes na audiência com a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) para defender a abertura de editais de fomento a projetos de extensão. A demanda é articulada pelo grupo de pró-reitores de extensão de universidades e institutos de educação. Os dirigentes foram recebidos pelo presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, que manifestou-se positivamente à demanda.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, Eraldo Pinheiro, era um dos gestores presentes na audiência, que ocorreu no dia 06. Segundo ele, atualmente o fomento da extensão ocorre somente através de recursos próprios da Universidade – que vem sofrendo cortes e bloqueios (saiba mais aqui). “Isso impacta diretamente nas possibilidades da extensão”, avalia. Conforme o dirigente, no ano passado a UFPel teve um investimento de aproximadamente R$ 640 mil em bolsas no segmento. “Se dividirmos isso para os cerca de 20 mil estudantes que temos, não significa quase nada”, analisa. Assim, o grupo de pró-reitores de extensão tem buscado alternativas para alavancar a área. Na reunião na Fapergs, os dirigentes apresentaram a necessidade de subsídios para o segmento, em parceria com o ensino e a pesquisa.

De acordo com Pinheiro, o grupo foi muito bem recebido pela Fundação e já há a possibilidade de esse incentivo ocorrer. As instituições deram início ao trabalho conjunto para elaborar uma minuta de edital de fomento para a extensão em 2023. “É uma conquista para a extensão nos próximos anos ter esse fomento através da Fapergs”, destaca.

Extensão
A Extensão Universitária é um dos pilares do tripé que, junto ao ensino e a pesquisa, forma a base da universidade. É um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

A Extensão na UFPel objetiva promover a interação dialógica e a integração transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade, a difusão do conhecimento produzido e a capacitação dos cidadãos e profissionais comprometidos com a realidade social.

Atualmente, são mais de duas mil ações ativas, como cursos, eventos, publicações, projetos, prestações de serviços e outras.