Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa da UFPel promove 6ª edição do “Cidades em Transe”

Com o tema “Ancestralidades, Envelhecimentos e Espaços Urbanos”, a 6ª edição do “Cidades em Transe” busca promover, de 1º a 3 de junho, debates sobre os processos de construção identitária a partir das ancestralidades. O envelhecimento e suas interfaces com direitos, deveres, afetos, religiosidades, saúde, mobilidade e moradia serão alguns dos temas que estarão em pauta. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento.

A proposta de discussão, aberta ao público em geral, consiste em refletir sobre perspectivas e construções simbólicas dos processos de envelhecimento, em diferentes linguagens, para diversos públicos, em variados contextos urbanos: movimentos sociais, indígenas, quilombolas, grupos religiosos, pessoas LGBTQIA+, periferias, mulheres. O evento, gratuito e com certificação, será realizado pelo canal “Cidades em Transe” no Youtube.

Iniciativa

A organização do “Cidades em Transe” é da equipe do projeto da UFPel: “Margens: grupos em processo de exclusão e suas formas de habitar em Pelotas”, desenvolvido no Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (Geeur), no Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFPel. Também colaboram com a iniciativa outros coletivos, laboratórios e núcleos da UFPel e de instituições externas.