Arquiteto Ricardo Silva é próximo convidado do “Conversas sobre Caminhografia Urbana”

Na próxima segunda-feira (9), às 17h, o projeto “Conversas sobre Caminhografia Urbana” promove uma sessão de diálogo com o arquiteto Ricardo Luis Silva. A transmissão ocorrerá em sala que pode ser acessada neste link.

Ricardo Luis Silva é arquiteto formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Crítica e Estética da Metrópole pela Universidade Mackenzie e professor de Crítica e Leituras Urbanas no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário SENAC. Atua desde 2010 como explorador gráfico, expondo projetos em serigrafia com a temática das coleções, coletas e perambulações urbanas. Desde 2005, investiga o cotidiano da cidade a partir de caminhadas urbanas e produz materiais diversos de registro e apropriação, experimentando desde desenhos, mapas psicogeográficos, coleções de objetos encontrados até séries fotográficas. Destas investigações urbanas surgem as séries fotográficas “DAS COISAS QUE…”, coleções de registros de objetos ordinários e acontecimentos cotidianos aproximados sob determinada temática, sempre ambígua ou de dupla interpretação. A atividade integra o projeto que busca, a partir de entrevistas, investigar ideias e conceitos que envolvem experiências em “caminhografia urbana”.

O projeto “Conversas sobre Caminhografia Urbana” faz parte da pesquisa “Caminhografia Urbana”, realizada pelo Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação completa pode ser conferida neste link.