Início do conteúdo

Pesquisa evidencia patrimônio industrial da cidade de Rio Grande

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está destacando a história e o patrimônio industrial de Rio Grande. O projeto titulado “Caminho fabril: patrimônio industrial da cidade do Rio Grande” teve como um dos principais produtos a elaboração de um mapa virtual.

Nele constam 130 locais que fizeram, e ainda fazem, parte da história e do patrimônio industrial do município. Conforme explica a pesquisadora Olívia Nery, Rio Grande é uma cidade fabril e operária, e a presença de centenas de indústrias ao longo dos séculos deixou marcas visíveis e invisíveis no espaço urbano, memória, identidade e história. “Reconhecer, valorizar e preservar essa história é considerar a vida de milhares de pessoas que estiveram direta ou indiretamente relacionadas a esse passado/presente”, destaca. Assim, o mapa tem por intuito contribuir com a divulgação, conhecimento e preservação dessa história, incentivando que a população local a conheça.

Toda comunidade local e regional é convidada a explorar e contribuir com o mapa. Aquelas pessoas que quiserem compartilhar lembranças e informações sobre o passado fabril da cidade podem enviar sua contribuição através do formulário no site do projeto e, assim, auxiliar na preservação dessa história, memória e patrimônio.

A pesquisa, do âmbito de Pós-Doutorado, teve supervisão da professora Maria Leticia Mazzucchi Ferreira e financiamento do CNPq através de Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (Edital 08/2019).

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site e nas redes Instagram e Facebook: @caminhofabrilrg. Um vídeo a respeito pode ser acessado aqui.