UFPel integra organização do 56º Congresso Brasileiro de Olericultura

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das instituições apoiadoras do 56º Congresso Brasileiro de Olericultura. O tradicional evento ocorrerá de 1º a 5 de agosto, em Bento Gonçalves, e terá, como presidente de honra, a professora da UFPel Roberta Peil.

A olericultura é a área da Agronomia/Fitotecnia que estuda as hortaliças. O Congresso tem a proposta de congregar os profissionais do Ensino, da Pesquisa, da Assistência Técnica e da Extensão Rural, além de estudantes, agricultores, produtores rurais, instituições e empresas que têm a olericultura e as plantas medicinais, aromáticas e condimentares como interesse comum.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, recebeu na tarde desta segunda-feira (18) a visita do presidente da Comissão Organizadora do evento e egresso da UFPel, André Strassburger, da presidente de honra Roberta Peil, e dos integrantes da Comissão e docentes da UFPel Carlos Rogério Mauch e Katiúscia Strassburger.

Na ocasião, o presidente da Comissão ressaltou que o Congresso é um importante momento para realizar discussões acerca dos avanços técnicos e científicos voltados à olericultura. “Queremos reunir todos os atores no mesmo fórum para debater os caminhos a serem seguidos pelas instituições de ensino, pesquisa e extensão, também com os produtores nesse espaço”, pontuou. São esperados cerca de mil participantes.

A reitora salientou a importância do tema, de expressiva presença nos cursos da UFPel, e manifestou o apoio da instituição ao evento. “A Universidade se sente bem representada e orgulhosa por ter a professora Roberta como presidente de honra e pela Comissão Organizadora do evento, formada principalmente por ex-alunos da UFPel”, disse.

Junto à UFPel, também apoiam o evento Embrapa, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Emater, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sebrae.

Tecnologias sustentáveis e cadeias curtas na produção de hortaliças
O encontro trará temas como avanços tecnológicos na produção de hortaliças, mercado e governança, fertirrigação e ambiente protegido, sistema de plantio direto de hortaliças, microgreens, novas tecnologias para manejo fitossanitário e produção de sementes e mudas.

Serão realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas e espaço de troca de experiências e conhecimentos.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.