Início do conteúdo

UFPel inicia atividades de extensão no Castelo de Assis Brasil/Pedras Altas

Nos dias 02 e 03 de abril, docentes, técnicos e discentes dos cursos de Museologia e de Conservação e Restauração de Bens Móveis deram início às atividades presenciais do projeto de extensão “Castelo de Pedras Altas- ações de preservação do acervo patrimônio cultural do Rio Grande Do Sul”. A primeira atividade desenvolvida foi a conferência do acervo móvel inventariado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do RS como patrimônio cultural.

O projeto, com duração de quatro anos, tem como objetivos desenvolver ações de preservação do acervo móvel do Castelo de Pedras Altas. O castelo em toda a sua potencialidade é um patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, patrimônio material tombado em 1999, num momento em que corria o risco de ser vendido sem ter a sua preservação mantida. Em um segundo movimento de manutenção do seu acervo móvel, em 2003, foi realizado por profissionais enviados pelo Sistema Estadual de Museus, um inventário onde foram arrolados uma extensa lista de mobiliário, adornos, esculturas, lustres, louças, pratarias, quadros, tapetes, livros e documentos, entre outros objetos que pertenceram ao líder político que deu origem ao processo de tombamento do acervo móvel que se concretizou em 2009 (processo 1115-1100-SEDAC-99.9) através da portaria 24/2009.

O acervo móvel quando da realização do primeiro arrolamento já sofria com o desgaste do tempo e da falta de cuidados que eram necessários para a sua preservação, necessitando de trabalho especializado, o que não foi possível pois a família não tinha condições da contratação de pessoal e não houve acordo entre os herdeiros com relação a diferentes tentativas de projetos de captação de recursos. Com a venda realizada recentemente para a família Segat, os novos proprietários se comprometeram com a manutenção e preservação, principalmente, do acervo móvel que necessita de um cuidado pormenorizado com profissionais especialistas na área.

Para que não haja extravios, dissociação e perdas irreversíveis ao patrimônio do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura indicou os profissionais do bacharelado em Museologia e de Conservação e Restauração em Bens Culturais Móveis para dar assessoria nas atividades de catalogação e de conservação/restauração desse acervo. Na primeira visita a equipe formada pelas professoras Andréa Bachettini e Noris Leal, a restauradora Keli Scolari, a museóloga Jossana Peil e as discentes Magda Villanova Nunes, Nathânia Maria da Silva, Ana Carolina Fernandes da Silva, Claudia Abrahão Celente e Eduarda Gabriela Agrello Avila, terminou o levantamento de todo o acervo existente, as atividades serão continuadas nos laboratórios da UFPel e em novas visitas a Pedras Altas.