Instituições públicas criam rede para combater a desinformação em Saúde

Assinatura de termo de cooperação e debate com pesquisadoras em Comunicação serão realizados em 8 de abril, das 13h30min às 15h30min, no canal do MPF no YouTube

No próximo dia 8, das 13h30min às 15h30min, oito instituições públicas sediadas no Rio Grande do Sul assinam termo de cooperação para criar a Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde. São três universidades federais, dois institutos federais de educação e três unidades do Ministério Público brasileiro, juntas para enfrentar o fenômeno da desinformação em saúde e seus impactos sobre os direitos dos cidadãos.

Além da assinatura e das manifestações dos representantes institucionais, o webinar “Como enfrentar a desinformação em Saúde? Construindo soluções em rede” reunirá duas pesquisadoras na área de Comunicação – Raquel Recuero (UFPel) e Thaiane Moreira de Oliveira (UFF) – para uma análise do quadro atual e das perspectivas de ação por parte das instituições, dos profissionais da Ciência e da Comunicação e dos cidadãos.

O evento coroa oito meses de trabalho realizado em 2021 por estas e outras instituições, ao longo dos quais acompanhou-se o fenômeno da desinformação relacionada à pandemia de covid-19. A partir de uma iniciativa do Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região, órgão do Ministério Público Federal, foram realizadas experiências de letramento digital e um curso sobre desinformação, voltados para o público interno das instituições. O amadurecimento dessa experiência resultou na decisão de criação da Rede, para contribuir para a reflexão, o debate e a ação das instituições para além de seus muros.

Para o procurador regional da República Paulo Gilberto Cogo Leivas, autor do Procedimento de Coordenação nº 1.04.000.000110/2021-18, que deu início a todo o processo, a desinformação é um dos grandes desafios de saúde pública a serem enfrentados no século XXI. “A rede está sendo construída por um conjunto de instituições a partir do entendimento de que a desinformação em saúde é um problema que deve ser enfrentado de modo cooperativo e coordenado”, explica.

Saiba quais são as instituições signatárias:
– Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR)
– Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
– Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS)
– Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (MPF – PR/RS)
– Procuradoria Regional da República na 4ª Região (MPF – PRR4)
– Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Serviço

Evento: CRIAÇÃO DA REDE INTERINSTITUCIONAL DE ENFRENTAMENTO DA DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE
Data: 8 de abril
Horário: 13h30min – 15h30min
Local: Canal do MPF no YouTube

Programação:

Das 13h30min às 14h15min
APRESENTAÇÃO DA REDE & ASSINATURA DO TERMO DE COOPERAÇÃO

PAULO GILBERTO COGO LEIVAS (MPF – PRR4)
Procurador Regional da República na 4ª Região, membro do Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região e titular do procedimento de coordenação que resultou na criação da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde.

REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES SIGNATÁRIAS

Das 14h15min às 15h30min
WEBINAR COMO ENFRENTAR A DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE? CONSTRUINDO SOLUÇÕES EM REDE

Raquel Recuero (UFPel)
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). É coordenadora do Laboratório de pesquisa MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais). Professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autora do estudo “Desinformação, Mídia Social e Covid-19 no Brasil – Relatório, resultados e estratégias de combate”.

Thaiane Moreira de Oliveira (UFF)
Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Superintendente de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (CiteLab), incubadora da Rede Conecta, rede de pesquisa e ação coordenada de Inteligência Artificial e Letramento Midiático voltada para o combate à desinformação.

Assessoria de Comunicação – Ministério Público Federal na 4ª Região