Museu Afro-Brasil-Sul recebe equipamentos da Ecosul para qualificação das atividades

Nesta segunda-feira (21), Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul) pertencente ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu da Empresa Concessionaria De Rodovias Do Sul S A (Ecosul) a doação de equipamentos de áudio, vídeo e fotografia para a qualificação das atividades realizadas pelo Museu.

Durante a entrega, que contou com a participação do diretor superintendente da Ecosul, Fabiano Medeiros, a reitora Isabela Andrade agradeceu à Ecosul e desejou que a partir desta parceria, outras sejam firmadas. A vice-reitora, Ursula Rosa da Silva, destacou a importância da MABSul para a região, a luta de anos para consolidação do Museu. “O trabalho é valoroso e insere a UFPel no mapa do Mercosul com a pesquisa sobre a historiografia do povo que constituiu esse lugar”, destacou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, falou sobre a importância deste tipo de parceria na consolidação dos projetos da Universidade. “O impacto que a UFPel pode possibilitar nas comunidades a partir de projetos como este, só pode ocorrer através de parcerias como esta, tendo em vista as dificuldades que as universidades estão passando atualmente”, salientou.

A coordenadora adjunta do MABSul, Jocelem Mariza Soares Fernandes, lembrou da importância da data que marca o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. “No Brasil, o racismo não é oficializado, mas sabemos que ele existe. Desta forma, a luta se torna mais difícil. Como eu luto por algo que não existe, mas que na prática nos atinge diariamente”, disse a coordenadora destacando que é através de projetos como este que a luta e a educação antirracista podem realmente aparecer.

A entrega contou ainda com a presença da coordenadora do MABSul, Rosemar Gomes Lemos, que agradeceu à Ecosul pela confiança no trabalho realizado pelo Museu.

Sobre o Museu

O MABSul promove a pesquisa e a construção do conhecimento sobre as peculiaridades regionais, simbologias e singularidades da cultura negra. Focado no resgate identitário e na memória histórica, o Museu formaliza a manutenção e a preservação do Patrimônio histórico material e imaterial do povo negro sul-brasileiro, difundindo e disseminando os Saberes e Fazeres artísticos que compõem o rico acervo étnico afro de cada comunidade da região sul, criados ou recriados pós-diáspora. O MABSul recupera as memórias vivas e a ancestralidade, legitimando e dando visibilidade às representatividades, às vivências e narrativas de indivíduos e grupos envolvidos em diferentes manifestações da cultura afro-brasileira.

Dentre as atividades está a produção de materiais que divulgam a história do negro do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, nas redes sociais, podendo ser acessados pelos professores e utilizados na educação dos estudantes na rede de ensino.

Publicado em 22/03/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags MABSul, Museu Afro-Brasil-Sul.