Início do conteúdo

Tese defendida no PPG Memória e Patrimônio vence prêmio do Arquivo Nacional

A tese “A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil”, defendida por Francisco Alcides Cougo Junior no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (PPGMSPC/UFPel), foi agraciada com o Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca 2021. A premiação, promovida pelo Arquivo Nacional, avaliou trabalhos com temáticas vinculadas à Arquivologia defendidos no último triênio (2018-2021). Em análise realizada por especialistas da área, foram eleitos o melhor Trabalho de Conclusão de Curso, a melhor Dissertação e a melhor Tese.

“A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil” foi defendida em fevereiro de 2021. A tese foi orientada pela professora Renata Ovenhausen Albernaz e co-orientada pelo professor Ramón Alberch i Fugueras (Universidad Autónoma de Barcelona). O trabalho analisa a trajetória do processo de patrimonialização cultural de arquivos no Brasil entre 1808 e 2018, apresenta um esquema geral de interpretação sobre os gestos, atos performativos e formas desse fenômeno social e discute suas principais características e marcas históricas.

A cerimônia de premiação promovida pelo Arquivo Nacional ocorreu no dia 03 de dezembro e pode ser conferida no canal da instituição no YouTube.

A tese “A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil” pode ser lida através do repositório Guaiaca da UFPel.