Início do conteúdo

Webinar de Arte e Cultura Afro-brasileira recebe DJ Vagner

Nesta quinta-feira (04) às 19h, haverá mais uma Aula Aberta de Arte e Cultura Afro-Brasileira, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O convidado é o DJ Vagner Lemos Borges. Ele contará sobre o hip-hop pelotense e também sobre sua trajetória profissional.

Vagner, nos anos 90, começou a atuar como DJ em projetos e oficinas gratuitos nas comunidades e escolas. Foi integrante do Movimento Negro de Pelotas, da Conferência Municipal de Cultura 2006, 2007 e 2009, sócio-fundador da Rádio Com, integrante do Nação Hip-Hop Brasil – Pelotas, coordenador da CUFA (2008-2010), fundador e coordenador da Associação Hip-Hop Pelotas (2011-2020), e recebeu reconhecimento com a Medalha de Mérito Mestre Batista (Lei Municipal 6.056/2013), Prêmio Movimenta 2014/2016.

O hip hop surgiu nos EUA, durante a década de 70, nos subúrbios de Nova Iorque (Bronx, Harlem, Brooklyn). Esses subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam todos os tipos de problemas: pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura, entre outras questões sociais. Não existe uma data específica para o surgimento do Hip-Hop, porém, é certo dizer que é uma cultura rica e merece toda a valorização por se tratar de um movimento formado por diferentes elementos artísticos. (Fonte: http://meeplebr.com/listas/6-hip-hop/).

O projeto Webinar é vinculado à disciplina de Arte e Cultura Afro-Brasileira, ministrada pela professora Rosemar Lemos, encontrando-se sediada no Centro de Artes e disponibilizada no Banco Universal. O evento também conta com a parceria do Museu Afro-Brasil-Sul – MABSul (@museuafrobrasilsul), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (@rgneabi) e Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (@neabiunesc).

A participação no webinar será certificada. Basta acessar o link de transmissão ou o canal do MABSul e ativar a notificação.