Faurb sedia 3° Congresso Internacional de Cidadania, Espaço Público e Território

Com o objetivo de estabelecer diálogos e reflexões interdisciplinares e internacionais abordando as relações entre cidadania, espaço público e território, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediará, de forma online, o 3° Congresso Internacional de Cidadania, Espaço Público e Território de 3 a  5 de Novembro. Este evento mundial ocorre anualmente em diferentes países, sendo que a edição de 2020 foi sediada em Bogotá e promovida pela Universidad La Gran Colombia.

O 3º CIECIT será promovido pelo Laboratório de Estudos Comportamentais da Universidade Federal de Pelotas. O evento conta com o apoio do projeto PlaceAge, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) da UFPel, e da Universidad La Gran Colombia. O Congresso também é desenvolvido com o apoio do LabCom Hospitalar e do Centre for Healthy Cities, Ageing and Citizenship, projeto que faz parte do Programa Institucional de Internacionalização da UFPel.

A cidade se caracteriza como o principal lugar de exercício da cidadania, e o espaço público como o local de identificação dos cidadãos com as cidades. O direito à cidade refere-se ao acesso a uma boa qualidade de vida através de serviços que a cidade deve prover a todas as pessoas, tais como escolas, postos de saúde, hospitais, praças e áreas verdes de lazer, água tratada, sistema de coleta de esgoto e de resíduos. Isso quer dizer que, não só a cidade deve garantir os meios para que o ser humano se desenvolva econômica e culturalmente, mas que a cidade deve ser o resultado da aspiração e atuação de todos os seus cidadãos. Entretanto, não são todas as pessoas que residem na cidade que acessam igualmente o direito à cidade: a cidadania se estabeleceu de maneira hierárquica no mundo, uma contradição à concepção de igualdade que ela presume. Os grupos mais vulneráveis acabam como prisioneiros de seu lugar de residência, enquanto os demais se apropriam do restante da cidade.

Dentro dessa temática, a organização do evento convida acadêmicos, pesquisadores, profissionais e alunos a participar deste encontro, a fim de discutir como planejar cidades saudáveis para toda a população, sem distinção, respondendo a diferentes impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos.

Os participantes do 3º CIECIT terão acesso a palestras e sessões temáticas. As inscrições e submissões são gratuitas. A chamada para envio dos resumos encerrará em 1° de Outubro. Os trabalhos podem ser submetidos e apresentados em português, inglês ou espanhol e devem estar ligados a uma das linhas temáticas do congresso.

Além das apresentações nas modalidades oral e pôster, o evento abre espaço para a produção artística, convidando a comunidade à participação através de curta-metragens.

Informações sobre programação, normas de submissão e inscrições estão disponíveis no site oficial do evento.