Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo: comunidade recebe obra após restauro feito pela UFPel

Nas iminentes preparações para a Semana Farroupilha de 2021, a Universidade Federal de Pelotas entregou ao Museu Histórico Farroupilha, localizado em Piratini (RS), e, em consequência, à comunidade gaúcha, a obra “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” após sua restauração completa. A pintura oficialmente reinaugurada em cerimônia realizada no último sábado (11), após trabalho realizado pelo Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel.

A obra de 1919, de criação de Dakir Parreiras, foi encomendada pelo governador Borges de Medeiros para fazer parte da decoração do Palácio Piratini, sede do governo do estado do Rio Grande do Sul; mas, após uma renovação visual do espaço, foi encaminhada ao museu piratinense. A pintura representa a fuga de Anita Garibaldi, uma das heroínas da Revolução Farroupilha, fugindo com seu filho com Giuseppe Garibaldi nos braços.

Após quase cerca de dez anos parada no torreão do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) aguardando restauração, “Anita” foi deixada aos cuidados da Universidade, a partir da assinatura de um termo de cooperação técnico-científica entre a UFPel e a Secretaria de Estado de Cultura (Sedac). O acordo previa o fornecimento de mão de obra qualificada para a execução por parte da Universidade; em contrapartida, a secretaria forneceria os insumos necessários para o trabalho.

A assinatura do convênio entre os entes públicos teve como o fruto a própria criação do Laboratório Aberto. A estrutura, localizada no Museu do Doce da UFPel, tinha como característica o acolhimento aos curiosos em visualizar o processo de restauração: como diz o nome, era um laboratório aberto.

A execução iniciou em agosto de 2019 e contou com a participação de cerca de 20 estudantes e quatro servidores da Universidade. “Encontramos muita perda na camada pictórica e fissuras na superfície da pintura”, explica a coordenadora da restauração, professora Andrea Bachettini. Além de buscarem solucionar esses problemas, também foram realizadas a substituição do suporte têxtil, a remoção de enxertos e o reentelamento.

No entanto, com a chegada da pandemia causada pelo coronavírus, o LACRBC teve suas atividades interrompidas por cerca de um ano. Os cuidados à pintura foram retomados em maio, para a conclusão das etapas que faltavam para a entrega, entre elas a limpeza e a aplicação de camada de proteção.

O retorno à casa

Na semana que antecedeu a reinauguração, “Anita” tomou o rumo de sua casa definitiva, o Museu Histórico Farroupilha. Lá, recebeu novamente sua moldura e foi colocada em seu local de exposição. Essas eram derradeiras etapas da restauração. “Ficamos com um apego grande com a figura da Anita”, relata Andrea, ao lembrar que a obra representa a figura histórica com a força da mulher lutadora, batalhadora, mãe.

A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, também compartilha da emoção do retorno: “Vou ter a alegria de devolver a Anita para casa”. A gestora estadual conta que o início do trâmite para o restauro da obra pela UFPel foi o seu primeiro ofício assinado enquanto secretária.

“Este é um legado que a Universidade Federal de Pelotas deixa para o Rio Grande do Sul”, afirma Beatriz. Segundo a secretária, com esse trabalho, a UFPel, ao mesmo tempo, mostra seu comprometimento com a comunidade na qual está inserida e coloca os estudantes na prática, marcando o mercado de forma positiva.

A mesma visão é partilhada pela reitora da UFPel, Isabela Andrade, ao lembrar que, com essa ação, a Universidade coloca seu conhecimento e prática a serviço do desenvolvimento da região: “Estamos colocando aquilo que aprendemos e ensinamos a disposição”.

De fato, a coordenadora do projeto reitera essa grande interação entre a teoria aprendida em curso e a prática nesse trabalho, passando pelas diversas etapas que envolvem a restauração, desde o seu início até o transporte final e a entrega da obra. “É uma oportunidade única para nós, restaurar um patrimônio de todo o estado”, comemora.

Desafios pela frente

Agora, o foco retorna para a finalização da restauração da pintura “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha”, de Helios Seelinger, obra que acompanhou “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” quando da abertura do Laboratório Aberto; um desafio ainda maior, visto que suas dimensões excedem em muito a do quadro já finalizado: enquanto “Anita” mede 2,26 por 3,3 metros, com a base incluída, “Alegoria” tem 5,8 por 3,7 metros.

No entanto, mesmo após a finalização do segundo quadro, não há a intenção de que a parceria seja encerrada, afinal, segundo a secretária de Cultura, essa é uma cooperação em que todos os lados ganham: “Brinco com a Andrea que não fiquem muito famosos, demandados”.

Também para a reitora essa parceria é muito importante. “A UFPel e o governo do estado passaram a pandemia juntos; tivemos um papel fundamental, apoiando a tomada de decisão por parte das autoridades”, exemplifica ela, ao comentar que essa disponibilidade da Universidade aos demais poderes públicos.