UFPel promove o 2º Seminário Internacional de Gestão Integrada do Patrimônio Cultural

De 14 a 16 de setembro, está sendo realizado o 2º Seminário Internacional de Gestão Integrada do Patrimônio Cultural. Neste ano, o evento apresenta o tema “Humanidades, Saúde, Sociedade e Ambiente” e está sendo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Essa é uma ação vinculada ao Polo Morro Redondo, projeto da Cátedra UNESCO-IPT Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, em acordo de cooperação com a UFPel – através do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural -, Universidade Católica de Pelotas e Prefeitura Municipal de Morro Redondo, Rio Grande do Sul.

Nesta segunda edição, pretende-se abordar três grandes temas que tanto definem os conflitos que se intensificaram ou se revelaram durante as crises ocasionadas pela pandemia de Covid-19, como os campos nos quais soluções podem ser encontradas, paliativas, provisórias ou definitivas: Sustentabilidade, Turismo e Patrimônio Cultural, Identidade Regional e Gastronomia e Ruralidade e Patrimônio Imaterial.

De acordo com os organizadores, trata-se de um evento que busca tramar temas presentes: o papel das humanidades na crise sanitária provocada pela atual pandemia, os atingimentos da crise quer na esfera social como econômica, a proposição de novos valores voltados para a reativação do turismo, a compreensão das potencialidades dos muitos patrimônios locais e a necessidade de intensificar a aproximação das disciplinas para a geração de novas metodologias transversais.

Programação e Informações: https://www.even3.com.br/gipc2021/
Inscrições gratuitas até 14 de setembro