Abertas inscrições para apresentadores de trabalho no Seminário Acervos Culturais em Rede

Estão abertas as submissões de trabalho para o “3º Seminário Acervos Culturais em Rede: os museus e as redes durante a pandemia”. Este ano, o evento é organizado pelo curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Museu Afro-Brasil-Sul, com apoio do Projeto Tainacan, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O encontro ocorre de forma on-line nos dias 06, 07 e 08 de outubro.

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 18 de agosto. Para mais informações, acesse o site do Seminário.

Sobre o evento
O Seminário Acervos Culturais em Rede foi idealizado com objetivo de estimular a discussão do uso das tecnologias digitais para a gestão, comunicação e interoperabilidade de acervos culturais, com foco especial nos museus da região Sul do País. Com a promoção do Seminário, espera-se avançar nas discussões acerca das práticas de produção e gestão de acervos digitais e suas possibilidades de articulação em rede, bem como identificar e fortalecer uma rede de parceiros e entusiastas do tema, visando sua disseminação em diferentes regiões.

Em 2021, o Seminário Acervos Culturais em Rede chega em sua 3ª edição, abordando o tema “Os museus e as redes durante a pandemia”.

Esse evento possibilitará um amplo espectro de discussões sobre a cultura digital e o atendimento às comunidades em que estão inseridas as mais diversas instituições museológicas. Tendo em vista que cada vez mais, e com maior ênfase neste período de afastamento social imposto pela pandemia, os profissionais de museus estão sendo convocados a se conectarem e a atuarem como curadores de conteúdo e produtores de redes informacionais, estabelecendo conexões, mediando o acesso, desenvolvendo estratégias de exposição informacional e, sobretudo, construindo experiências comunicacionais e pedagógicas de experimentação dos objetos museológicos, agora também tratados como objetos digitais. Entender e saber atuar nesse novo mundo é fundamental para o profissional e para as instituições que desejam estar em sintonia com as demandas atuais da sociedade.

Objetivo: estimular a discussão do uso das tecnologias digitais para a gestão, comunicação e interoperabilidade de acervos culturais, com foco especial nos museus da Região Sul do país.

Finalidade: Espera-se avançar nas discussões acerca das práticas de produção e gestão de acervos digitais e suas possibilidades de articulação em rede, bem como identificar e fortalecer uma rede de parceiros e entusiastas do tema, visando sua disseminação na Região Sul.

Público: Profissionais de instituições culturais, estudantes das áreas do Patrimônio, Memória, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia em níveis de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais interessados nas discussões sobre digitalização, acervos digitais em rede e comunicação de acervos na internet.

Publicado em 12/07/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Museologia, Museu Afro-Brasil-Sul, Museus, seminário.