UFPel apresenta Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Na última quarta-feira (07), foi realizada, de forma on-line, a apresentação científica do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e financiado pelo Ministério Saúde (MS). O evento foi orientado por pesquisadores envolvidos no projeto e representantes da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

A abertura da apresentação contou com a fala do professor da UFPel e coordenador geral do projeto, Pedro Hallal, que explicou que o Brasil possui uma longa trajetória de iniciativas voltadas para a saúde física dos brasileiros, mas que algo faltava nessas ações. Neste sentido, em 2019, em um diálogo com o secretário de Atenção Primária à Saúde do MS, foi firmada a proposta de construção do Guia de Atividade Física para a População Brasileira. “Diferentemente de outros países, o Brasil nunca teve recomendações para a prática de atividades da sua população,” disse.

A condução do evento seguiu a ordem dos capítulos publicados, compartilhando os conteúdos desenvolvidos no projeto, através da explicação de um pesquisador que esteve envolvido naquele tópico.

Quando idealizada, a proposta para o Guia foi contratada antes da pandemia de Covid-19 no Brasil, não sendo possível prever a chegada deste cenário no país. Desta forma, as recomendações não estão voltadas especificamente para atividades durante este momento. Contudo, enquanto realizadas neste período, é imprescindível manter os cuidados para prevenção ao vírus e evitar sua propagação.

O presidente da SBAFS, Paulo Henrique Guerra, destaca que o Guia é indispensável para a saúde da população. Segundo ele, a atividade física deve ser entendida como algo imprescindível para a qualidade de vida dos brasileiros e entendida como um direito das pessoas que moram aqui. “Não tenho dúvidas de que esse é um momento histórico, não apenas pela formulação do Guia, mas na área de saúde física do nosso país”, conclui.

A docente Christianne Ravagnani, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), afirma que o diferencial deste Guia quando comparado a outras publicações está na sua relação direta com o povo brasileiro. “Diferentemente de um guia norte-americano ou canadense, esse material tem proximidade com a nossa população e profissionais”, disse.

O material do Guia conta com recomendações e informações imprescindíveis sobre atividades físicas, estando dividido por ciclos da vida: para crianças, jovens, adultos e idosos, na finalidade de contribuir com a promoção de qualidade de vida e saúde da população brasileira.

O projeto colaborativo, desenvolvido no período de dois anos, conta com o trabalho de 70 pesquisadores brasileiros de dentro e fora do Brasil, estando disponível em audiobook, braille e traduções para o espanhol e inglês.

O acesso da publicação é gratuito e está disponível através da Biblioteca Virtual em Saúde, do MS.