UFPel apoia Festival Universitário de Cultura e Arte (FUCA)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através da Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), tornou-se apoiadora do Festival Universitário de Cultura e Arte (FUCA) – Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, promovido pela União Estadual dos Estudantes (UEE) Dr. Juca. O evento ocorre em formato on-line (via plataformas como Instagram, Facebook e YouTube) de 12 a 16 de maio, com um grande debate sobre a cultura do RS programado para o dia 20 de maio.

“Em tempos de medo, retrocessos, autoritarismo e desesperança, é cada vez mais necessário que ocupemos todos os espaços, que construamos novos caminhos e olhares sobre o futuro. Por isso, através da arte e da cultura, faremos ecoar a nossa mensagem em todos os cantos do Rio Grande: Nessa terra, onde ‘tudo que se planta cresce, e o que mais floresce é o amor’, iremos plantar uma semente de esperança, fazer crescer a resistência e construir dias melhores”, destaca a equipe de organização do Festival.

O encontro será momento de debater, resgatar e repensar cultura. “A cultura no RS é mais do que aquilo que nos contam! Foi escrita pela resistência dos invisibilizados, e está presente todos os dias naquilo que nos movimenta, no chimarrão dos finais de tarde – herança dos nossos povos nativos -, na cultura afro-gaúcha que resiste, vive e pulsa em cada roda de capoeira, cada slam, cada quilombo, cada terreiro e roda de samba do nosso estado. Aqui no FUCA, iremos reunir diferentes narrativas, e através da arte, nos conectar, mesmo distantes, e manter vivo aquilo que temos de mais bonito: A esperança!”.

Saiba mais no Instagram da UEE.

As inscrições para participar podem ser feitas neste formulário.

Os regulamentos da Mostra Estudantil e da Peleia de Jogos On-line podem ser acessados aqui.