Artistas criam painel de mosaicos em homenagem ao Centro de Pesquisas Epidemiológicas

Mais de 50 artistas do Brasil e Uruguai se uniram para homenagear o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com um painel artístico de mosaicos, em reconhecimento aos cientistas do Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 (EPICOVID19). A ideia partiu da mosaicista porto-alegrense Vera Potthoff, que irá fazer a entrega da obra ao reitor da UFPel e coordenador do EPICOVID19, Pedro Hallal, nesta sexta-feira (6), às 17h, na sede do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGEpi).

O EPICOVID19, maior estudo epidemiológico sobre o coronavírus do Brasil, ganhou repercussão internacional ao realizar pesquisas populacionais em série para estimar a proporção de casos de infecção por Covid-19 nos principais centros urbanos do país, por faixa etária, sexo, grupo socioeconômico e região geográfica.

“É uma homenagem de artistas de mosaico do Brasil às equipes de médicos e pesquisadores que trabalharam e ainda trabalham no combate à pandemia de coronavírus”, diz a idealizadora do projeto, que propôs a concepção dos trabalhos artísticos dentro do projeto “Fique em Casa”. Em abril de 2020, ela convidou mosaicistas brasileiros e estrangeiros a participarem da homenagem em forma de arte coletiva. De 55 artistas, reuniu 160 margaridas em pasta vítrea, de diferentes cores e estilos, confeccionadas por participantes em cidades dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul, além de Montevidéu, no Uruguai. Em meio à pandemia, a organizadora do projeto recebeu as flores de mosaico tanto presencialmente como pelo correio. Com o engajamento dos mosaicistas, o material entrou na composição de mais de um painel de mosaicos. Além do Centro de Pesquisas, uma instituição hospitalar em Porto Alegre, ainda a ser definida, também deve receber a homenagem.

“Sabemos que a pandemia ainda não acabou e já tirou a vida de mais de 150 mil brasileiros, incluindo médicos e médicas, enfermeiras e enfermeiros, técnicos e assistentes que estiveram na linha de frente de combate ao vírus. Assim, o projeto criou duas obras de arte em mosaico para representar o agradecimento da arte à medicina nesse momento tão trágico para todos nós”, explica ela.

Em Pelotas (RS), integram o projeto o geneticista e professor aposentado da UFPel, Gilberto de Lima Garcias, e a docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Elaine Tomasi.

“É uma grande satisfação colaborar com esta obra de arte coletiva para homenagear uma iniciativa da ciência no enfrentamento da pandemia de covid19. Como mosaicista e docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, sinto-me duplamente orgulhosa”, diz a epidemiologista.

Para fazer a montagem final dos quadros, Vera contou com as mosaicistas Giselda Quintana Marques, Julia Müller, Jovita Sommer e Jaqueline Vidor Viecelli. “Fizemos cinco encontros no meu atelier-jardim, em Porto Alegre, em setembro de 2020. Sempre com máscaras e com distanciamento, ao ar livre”, afirma.

A artista lembra que o contexto de enfrentamento do coronavírus exige esforço redobrado de colaboração e apoio entre os mais diversos segmentos da sociedade – universidades, instituições de saúde, órgãos governamentais, empresas, comunidades e grupos sociais.

“Estamos muito gratos com essa belíssima homenagem. Em certo sentido, podemos fazer uma analogia com a construção do mosaico. Cada peça – ou cada segmento da sociedade – é solidária com as demais, unindo todos e todas nesse momento de pandemia e contribuindo, assim, para um mundo melhor e mais bonito”, conclui a coordenadora do PPGEpi, Helen Gonçalves.