Professor da UFPel assume a presidência do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)

O professor Odir Dellagostin, docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), assumiu a presidência do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Dellagostin é também o atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), cargo que ocupa desde 2017, em seu segundo mandato. Como presidente do Confap, estará na liderança até março de 2021.

O docente ocupava a gestão do Conselho Fiscal e a Diretoria Regional Sul do Confap – conforme previsto em Estatuto, e aprovado pelo conjunto de presidentes das FAPs – substitui o ex-presidente, prof. Fábio Guedes Gomes, que foi nomeado na última semana para assumir a gestão da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc).

Dellagostin diz assumir a presidência do Confap com a determinação de dar continuidade ao trabalho que os presidentes Evaldo Vilela, e depois Fábio Guedes Gomes, desenvolveram ao longo desta gestão [2019-2021]. De acordo com ele, a intenção é manter um diálogo aberto com as instituições parceiras nacionais e internacionais, e apoiar iniciativas que venham a favorecer o crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no País. “Além disso, quero fortalecer as relações das FAPs entre suas parceiras regionais, e também aprimorar cada vez mais a comunicação de cada FAP com a presidência do Conselho”, destacou.

Novo Presidente do Confap
Odir Antônio Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra (1995). É professor titular da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel (2003-2005). Também foi diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016).

Foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS, membro titular da CTNBIO e do Comitê de Medicina Veterinária do CNPq. Foi coordenador da área de Biotecnologia da CAPES (2014-2018) e coordenou a estruturação da Rede SulBiotec. Em 2018 foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui mais de 200 artigos científicos publicados que já tiveram mais de 5 mil citações. Além disso, realizou o depósito de mais de 25 patentes. É presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) desde 2017, e assume em outubro de 2020 a presidência do Conselho Nacional das FAPs (Confap).

*Com informações da assessoria de Comunicação Social do Confap.

Publicado em 06/10/2020, nas categorias Destaque, Notícias.