Início do conteúdo

Gegradi promove oficinas sobre Realidade Virtual, Vetorização de Calunga e Projeto paramétrico e processo construtivo integrados

 

O GEGRADI é um grupo de estudos de ensino/aprendizagem em representação gráfica e digital que busca constituir grupos focados em diferentes temas que envolvem tecnologias de representação, especialmente aplicadas à Arquitetura. O GEGRADI está está com inscrições abertas para oficinas.

As inscrições são realizadas, dependendo da oficina, por envio de e-mail com devidas informações ou por preenchimento de formulário. Mais informações em: https://wp.ufpel.edu.br/gegradi/oficinas-estas-a-fim-de-estudar/ .

Todas as oficinas serão realizadas usando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel e são abertas para a comunidade em geral.

Confira as oficinas:

Oficina:
Realidade virtual aplicada à arquitetura

O que é realidade virtual?
– A realidade virtual (ou VR, de “virtual reality”) é uma ferramenta que utiliza recursos gráficos 3D ou imagens 360º e tem como objetivo criar a sensação de se estar inserido no ambiente virtual (com o auxílio do óculos VR). Acredita-se que a realidade virtual contribua consideravelmente na visualização de projetos arquitetônicos, melhorando a percepção do espaço projetado, tanto para o profissional quanto para o usuário final.

Ministrante:
– Andressa Souza, acadêmica em Arquitetura e Urbanismo – UFPel.

Oficina:
Vetorização de Calungas no Inkscape

O que é um calunga?
– No âmbito de arquitetura e urbanismo, calunga é uma representação da figura humana que utilizamos para dar ideia das dimensões da obra representada.

O que é vetorização?
– É o processo de conversão dos pixels de uma imagem em curvas, linhas e pontos que pode ser realizado por um software de desenho gráfico, possibilitando modificar seus elementos separadamente.

O que é Inkscape?
– Existem vários programas de design gráfico para a criação de imagens vetorizadas, proprietários e de código aberto, como o Inskape, que será utilizado na oficina e que pode ser facilmente instalado e executado, sem exigir muito da memória RAM e do processador do computador.

Ministrante:
– Jennifer Moraes, acadêmica em Arquitetura e Urbanismo – UFPel.

Carga horária: 8 horas

Oficina:
Projeto paramétrico e processo construtivo integrados via Grasshopper e Revit.

O que é modelagem paramétrica?
∗ É um tipo de representação gráfica digital em que podemos relacionar todos os elementos do projeto e modificá-los a partir da mudança de parâmetros, permitindo a coordenação e o gerenciamento de alterações de forma automática enquanto trabalhamos. Atualmente, pode ser executada em linguagem de programação visual.

O que é Grasshopper?
∗ É um plug-in desenvolvido em linguagem de programação visual e executado por intermédio do Rhinoceros 3D (software de desenho auxiliado por computador).

O que é Revit?
∗ É um software BIM utilizado nas áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia e design que permite aos usuários representar aspectos construtivos do projeto, suas estruturas e seus elementos arquitetônicos, em 2D e 3D, simultaneamente. Por meio de um plug-in, ele pode ser integrado completamente a modelagem paramétrica desenvolvida em Grasshopper, configurando um amabiente dinâmico para o desenvolvimento do projeto.

Ministrante:
∗ Natália Bertoldi, acadêmica em Arquitetura e Urbanismo – UFPel.

Carga horária: 8 horas