Início do conteúdo

Simulações da trajetória da nuvem de gafanhotos: uma estimativa até o dia 25/7

Desde o último sábado, 18 de julho, pesquisadores do GDISPEN tem apresentado simulações e estimativas da trajetória da nuvem de gafanhotos que está na divisa da Argentina com o Uruguai. Na página do laboratório são encontrados os detalhes sobre o modelo utilizado e sobre o enxame (https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/).

Até o momento são 3 nuvens de gafanhotos localizadas na América do Sul, sendo 2 na Argentina e 1 no Paraguai (https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/07/21/terceira-nuvem-de-gafanhotos-e-localizada-no-norte-da-argentina.ghtml).

  • primeira nuvemacompanhada por esta pesquisa, foi localizada em maio, vinda do Paraguai para a Argentina. O fenômeno chamou a atenção de produtores brasileiros a partir da segunda quinzena de junho, quando passou a existir um risco real da entrada dos insetos no Brasil. Esta nuvem se encontra atualmente no interior do município de Federación, divisa da Argentina com o Uruguai;
  • Uma segunda nuvem de gafanhotos foi localizada no Paraguai em 16/7 e se encontra atualmente em General Güemes, na Província Del Chaco, Argentina. Segundo o SENASA, esta nuvem está fazendo uma trajetória parecida com a que a primeira nuvem realizou. Os pesquisadores da UFPel irão acompanhar esta nuvem;
  • terceira nuvem foi localizada pelo governo da Argentina nesta terça-feira, 21/7. Existem poucas informações sobre este enxame.

O modelo WRF foi utilizado para fazer a previsão dos campos de vento, inicializada no dia 21/7 as 12UTC até o dia 25/07 as 12UTC (no horário local, as 9h da manhã do dia 21/7 até as 9h da manhã do dia 25/7). Lembrando que os deslocamentos da nuvem são determinados em 80% dos casos pela direção do vento e, que temperaturas acima de 20°C favorecem o voo dos insetos. São apresentados em conjunto os campos de temperatura em 850hPa e a 2m.  Com previsão de chuva e de temperaturas mais baixas entre a sexta-feira e o sábado, a probabilidade de a nuvem se movimentar diminuirá. A animação contendo os campos de vento e as temperaturas para os dias em questão seguem abaixo. (Para visualizar a animação clique nas figuras)

NUVEM 1:

  • Comparação da localização atual da nuvem e dos cenários projetados para terça-feira, 21/7

Na publicação do dia 20/7, foram propostos 2 cenários para as possíveis trajetórias dos insetos. Segundo o SENASA, a nuvem se movimentou, saindo da vizinhança de San José de Feliciano, província de Entre Ríos na Argentina e se dirigiu ao interior do município de Federación na divisa com o Uruguai (está a 17 km da fronteira com o Uruguai).  O município de Federación fica a 86 km, em linha reta, de Barra do Quaraí no RS. Assim, confirmou-se o segundo cenário em que se estimou que a nuvem viajaria aproximadamente 80 km.

  • Estimativa da trajetória da nuvem 1 até sábado, 25/7

É apresentada na sequência uma estimativa da trajetória do enxame, partindo da cidade de Federación. São utilizados os dados da previsão dos campos de vento do modelo WRF, inicializada no dia 21/7 às 12UTC. Esta espécie pode viajar até 150 Km/dia, mas nos últimos dias apresentou um deslocamento que variou aproximadamente entre 40 e 80 km/dia. Apresenta-se a estimativa de 2 possíveis trajetórias: num primeiro cenário, supõe-se que a nuvem viaje 40 km/dia; num segundo cenário, 80 km/dia. As trajetórias completas são descritas na figura a seguir – Cenário 1: círculos vermelhos (aproximadamente 40 km/dia); Cenário 2: círculos azuis (aproximadamente 80 km/dia). Se algum destes cenários se confirmar, a nuvem não atingirá a divisa com o RS.

Na sequência, os possíveis cenários são apresentados separadamente em animações.

Cenário 1: Nuvem se desloca 40 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Se a previsão do cenário 1 se confirmar, no sábado 25/7, estima-se que a nuvem fique entre a região das cidades de Biassini Celeste e El Eucaliptus, no Uruguai, em torno de 145 km (em linha reta) da cidade de Artigas e em torno de 170km (em linha reta) de Rivera, divisa com o RS.

Cenário 2: Nuvem se desloca 80 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Se a previsão do cenário 2 se confirmar, no sábado 25/7, estima-se que a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Curtina, no Uruguai. A região fica a aproximadamente 135 km (em linha reta) da cidade de Rivera e 185 km (em linha reta) da cidade de Aceguá, no RS.

Para uma melhor visualização, abaixo segue em separado o trajeto esperado para esta quarta-feira, 22/7,  supondo que o enxame parta de Federación e viaje 40 ou 80 km por dia. O campo de vento e a temperatura previstas também são apresentadas.

Se o cenário 1 se confirmar, estima-se que nesta quarta-feira a nuvem atinja o Uruguai, cidade de San Antonio. Se o cenário 2 se confirmar, estima-se que a nuvem se aproxime de Laureles no Uruguai.

NUVEM 2:

É apresentada na sequência uma estimativa da trajetória do enxame da nuvem 2, que se encontra atualmente em General Güemes, na Província Del Chaco, território argentino, e a aproximadamente 600 km (em linha reta) da fronteira brasileira. São utilizados os dados da previsão dos campos de vento do modelo WRF, inicializada no dia 21/7 às 12UTC. Apresenta-se a estimativa de 2 possíveis trajetórias: num primeiro cenário, supõe-se que a nuvem viaje 40 km/dia; num segundo cenário, 80 km/dia. As trajetórias completas são descritas na figura a seguir – Cenário 1: círculos vermelhos (aproximadamente 40 km/dia); Cenário 2: círculos azuis (aproximadamente 80 km/dia).

Na sequência, os possíveis cenários são apresentados separadamente em animações. Entre sexta-feira e sábado, temos um giro do vento no sentido anti-horário, fazendo com que a nuvem acompanhe a mudança. Devido a isto, estima-se que a nuvem 2 siga dentro da Província Del Chaco.

Cenário 1: Nuvem se desloca 40 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Cenário 2: Nuvem se desloca 80 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Novas estimativas serão apresentadas sempre que uma nova localização do enxame for divulgada pelo SENASA.

É importante lembrar que estas simulações advêm de um modelo matemático, e como tal é uma aproximação da realidade, e, portanto, possui erros inerentes. Além disso, a trajetória pode ser alterada de acordo com mudanças devidas ao deslocamento da espécie, além de mudanças climatológicas como chuva e frio.

Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. As discussões, opiniões, ideias e publicações geradas a partir dos resultados do modelo utilizado são de autoria dos respectivos autores, e não necessariamente representam aquelas das instituições a que estes pertencem.

Os pesquisadores do GDISPEN envolvidos nesta pesquisa são os doutores Fernanda Tumelero, Viliam Cardoso da Silveira, Guilherme Jahnecke Weymar, Daniela Buske, Régis Sperotto de Quadros, Glênio Aguiar Gonçalves, Igor da Cunha Furtado, Alexandre Sacco Athayde e Luciana Rossato Piovesan.