Início do conteúdo

PET-ESEF desenvolve pesquisas e atividades on-line

Em meio à pandemia do Coronavírus, o grupo PET Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, mais conhecido como PET ESEF – UFPel, busca se manter ativo, realizando ações em todos os âmbitos, de maneira on-line. Além de pesquisas, o grupo tem proposto atividades físicas para a comunidade por meio das redes sociais.

O grupo está desenvolvendo dois estudos, denominados “Voz da Comunidade” e “Memórias do Pet ESEF UFPel”. As atividades realizadas relacionadas vão desde análise de dados coletados pré-pandemia, pesquisa documental de documentos desde a origem do PET/ESEF no ano de 1991 até hoje em dia, fazendo a tabulação dos dados de ambas pesquisas, entre outras atividades.

Além disso, o grupo, por apresentar integrantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, vem realizando de forma gratuita em suas redes sociais semanalmente atividades para serem feitas em casa, como uma forma de entretenimento, passatempo e diversão e treinos, buscando proporcionar uma melhor manutenção na qualidade de vida e na tentativa de manter a comunidade ativa, combatendo o sedentarismo. No Instagram, o perfil é @petesefufpel. No Facebook, a página Pet – ESEF/UFPEL. Contato com o grupo pode ser feito pelo e-mail petesefufpel@gmail.com.

O blog do PET-ESEF foi totalmente atualizado e reformado pelos “petianos” – como são informalmente chamados os integrantes do PET – durante esse período, a fim de trazer as informações de uma forma mais clara e organizada para a comunidade e órgãos responsáveis.

As reuniões do grupo são realizadas semanalmente, por meio de plataformas virtuais. O PET-ESEF possui um tutor, 12 bolsistas e quatro voluntários, que atuam em ensino, pesquisa e extensão. “Por ser um grupo de excelência, unido e proativo, que está sempre se reinventado, não poderíamos nos deixar ser vencidos por essa situação. Por esse e outros motivos, o grupo vem debatendo e discutindo maneiras de realizar atividades mesmo a longas distâncias. Mesmo com essa situação, damos o nosso melhor para que todas as atividades se mantenham de maneira correta e da melhor forma possível”, destacou a tutora, professora Mariângela Afonso.