UFPel realoca recursos para garantir a pesquisa de estudantes prejudicados pelos cortes de bolsas da Capes

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), em um esforço orçamentário em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) e a Reitoria da UFPel realocaram recursos para garantir a pesquisa de estudantes classificados nas ações afirmativas que seriam prejudicados pelos cortes de bolsas da Capes ocorridos em março. Ao todo, a Universidade vai subsidiar com recursos próprios mais sete bolsas de mestrado (totalizando 23 nessa modalidade), duas de doutorado e eventualmente mais duas que serão direcionadas para um novo programa de doutorado, caso seja aprovado pela Capes.

Para o coordenador de Pós-Graduação da PRPPGI, Rafael Vetromille-Castro, apesar da situação de crise dos Programas de Pós-Graduação em consequência dos cortes da Capes, a UFPel vai garantir a ciência e a pesquisa dos estudantes. “Apesar dos cortes sem diálogo e de uma maneira muito vertical que a Capes vem impondo, nós vamos conseguir minimizar os impactos para esses alunos, principalmente para os que necessitam das ações afirmativas. Eles vão conseguir dar continuidade às pesquisas, no caso das renovações ou iniciar as pesquisas, nos casos dos ingressantes”, comemorou.

A UFPel ampliou de R$ 288 mil para aproximadamente R$ 500 mil os recursos próprios destinados ao Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado (PIB-MD), garantindo o financiamento das pesquisas desses alunos de março de 2020 a fevereiro de 2021.

Entenda

A PRPPGI lançou em 6 de janeiro o Edital 001∕2020 que previa a distribuição de 34 bolsas de mestrado (sendo 18 bolsas subsidiadas pela Capes e 16 pelo programa PIB-MD) e 14 bolsas de doutorado (subsidiadas pela Capes). Contudo, em março a Universidade foi surpreendida pela redistribuição das bolsas da Capes que resultou no corte de 15% das bolsas.

Com o corte, o edital 001∕2020 só conseguiu atender 16 alunos de mestrado com as bolsas PIB-MD, oriundas do custeio da própria UFPel. Naquele momento, um trabalho da PRPPGI em conjunto com os Programas de Pós-Graduação, tentou atender o maior número possível de alunos, mas ainda restaram nove alunos de mestrado sem bolsa. “Assim que a notícia dos cortes foi confirmada pela Capes, nós comunicamos os programas e eles foram muito rápidos em tentar reposicionar os alunos cotistas para receber as bolsas gerenciadas pelos próprios cursos. Esta ação diminuiu o número de alunos prejudicados, mas ainda restavam nove estudantes de mestrado sem bolsa”, explicou.

A partir de um esforço orçamentário, a UFPel conseguiu aumentar o aporte de custeio original de R$ 288 mil para um pouco mais de R$ 500 mil, garantindo o financiamento das pesquisas desses alunos de março de 2020 a fevereiro de 2021.