Início do conteúdo

Gráfico da evolução temporal do coronavírus – Atualização de 30.03.2020

Nos últimos dias inúmeros sites tem surgido apresentando modelos para estimar como a epidemia vai se desenvolver ao redor do mundo e no Brasil. Estes modelos, em geral, têm superestimado as previsões em relação aos dados reais da epidemia. Em uma entrevista para a rede americana CNN no dia 29 de março, o infectologista Anthony Fauci, um dos mais respeitados do mundo, declarou que a pandemia é um “alvo em movimento”. Devido a isso, a atualização apresentada pelos pesquisadores do GDISPEN no dia de hoje dá um panorama geral da epidemia, incluindo o número de óbitos causados pela epidemia.

Resumo da epidemia no mundo: Dados confirmados: 784.000; Total de óbitos: 37.600; Total de recuperados: 165.000

Resumo da epidemia no Brasil: Dados confirmados: 4579; Total de óbitos: 159 (taxa de mortalidade de 3,5%)

Resumo da epidemia no RS: Dados confirmados: 241; Total de óbitos: 3 (taxa de mortalidade de 1,2%)

 

O primeiro gráfico apresenta os dados diários de óbitos para os países com o maior número de infectados: China, EUA, Espanha, Itália, França e Alemanha.

O único país que apresenta redução no número de óbitos é a China, onde a epidemia já está aparentemente controlada.

Para o Brasil, apresenta-se o dado diário de óbitos e uma estimativa, utilizando os dados acumulados, até o dia 4 de abril, quando se estima atingir um total de 362 óbitos.

Para o RS, apresenta-se os dados do crescimento diário da epidemia e uma estimativa do valor acumulado até o dia 3 de abril, quando se prevê atingir 671 casos confirmados.

Cabe ressaltar que as predições foram calculadas a partir dos dados reais atualizados. A tendência estimada pode ser alterada conforme as ações implementadas.

NÃO SAIAM DE CASA! Novas atualizações em breve.

Responsáveis: Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros e Daniela Buske

Laboratório GDISPEN (Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear), Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMMat), Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

Publicado em 31/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.