Início do conteúdo

Gráfico da evolução temporal do coronavírus – Atualização de 18.03.2020

O GDISPEN disponibilizou mais dois gráficos apresentando a evolução do vírus a contar do caso de contágio de número 50.

O primeiro gráfico tem os dados reais da epidemia para diversos países, incluindo o Brasil.
É importante notar que o Brasil está a 8 dias do caso de número 50, enquanto que os demais países já possuem mais dados (mais dias de contágio). Ao que parece, o Brasil está seguindo o mesmo comportamento da curva da Alemanha, Inglaterra (UK) e Estados Unidos (EUA).
No segundo gráfico, o Grupo apresenta uma previsão de como se comportará o crescimento da epidemia utilizando o modelo matemático desenvolvido pelos pesquisadores do GDISPEN – UFPel. A linha contínua representa o modelo matemático com os valores médios do número de casos entre os países e as demais curvas são com os dados reais de cada país.
De acordo com os pesquisadores não é possível, com estes gráficos, prever quando o pico máximo da epidemia será alcançado. A equipe seguirá alimentando com novos dados as simulações e divulgarão novas atualizações amanhã.

Saiba mais

Os pesquisadores do laboratório GDISPEN (Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear) da UFPel, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros e Daniela Buske, preocupados com a evolução do coronavírus no Brasil, publicarão diariamente gráficos das curvas de evolução do vírus.

Para tanto estão sendo utilizados dados da Universidade John Hopkins (EUA), da Wikipedia e do Ministério da Saúde do Brasil. Os dados reais são comparados com um modelo matemático para epidemias, desenvolvido pelos pesquisadores a partir da combinação de modelos da literatura.

Assim que possível as simulações para o estado do Rio Grande do Sul e para a cidade de Pelotas serão conduzidas.
Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais.

Publicado em 18/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.