Aprovado o curso de Fisioterapia

O Conselho Universitário da UFPel aprovou, na tarde desta sexta-feira (8), a criação do curso de Fisioterapia, que já será incluído na lista de cursos disponíveis no próximo Sisu de Verão, de 2020. Foram aprovados também os cursos de Engenharia de Transportes e Mobilidade, a ser oferecido em Porto Alegre, em parceria com a UERGS, e o bacharelado em Arqueologia, que passa a ter ingresso separado da Antropologia e que também entra no próximo Sisu. A Engenharia de Transportes aguardará autorização do MEC para começo da oferta.

O curso de Fisioterapia terá 40 vagas e ingresso anual. Será o primeiro em instituição pública na Zona Sul do RS e será sediado na Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel.

“A criação deste curso é fruto de forte demanda social”, disse o reitor Pedro Hallal. Completou que a criação atende também ao Programa de Gestão da Universidade, de ter pelo menos um novo curso, e que a nova opção foi pensada mantendo um diálogo com a Universidade Católica de Pelotas, que já oferece a graduação.

Pedro Hallal acredita que o novo curso, se aprovado, será um dos mais procurados na Universidade e que, a exemplo do que ocorre com estas graduações pelo país, terá baixos índices de evasão.

O diretor da Esef, Eduardo Merino, ressaltou os reflexos sociais positivos para a comunidade. O futuro coordenador do curso, Fernando Siqueira, frisou que o curso, mais do que atender a um desejo de formação dos estudantes da região, resolverá uma crescente demanda profissional nesta área. A ideia, disse o coordenador, é que o graduado na UFPel, que terá uma formação generalista, em áreas como a esportiva e de Saúde, entre outras, seja capaz de atuar firmemente na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso de Arqueologia terá 25 vagas e o de Engenharia de Transporte e Mobilidade terá 20 vagas para a UFPel e 20 para a UERGS.

Publicado em 08/11/2019, na categoria Manchete.