Inscrições para Mestrado Profissional em Saúde da Família foram prorrogadas

As inscrições para a turma Multiprofissional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram prorrogadas. As inscrições agora podem ser feitas até o dia 6 de dezembro. O novo cronograma do processo seletivo está disponível aqui.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) é um curso em rede nacional, proposto pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e oferecido por uma rede de 18 universidades, lideradas pela Fiocruz.

O PROFSAÚDE tem por objetivo proporcionar, aos profissionais atuantes na Atenção Básica em Saúde (ABS), formação articulada com sua prática, fortalecendo conhecimentos relacionados à atenção, educação e gestão de forma a prepará-los para atuarem como docentes nas pós-graduações e graduações da área de saúde e como preceptores na ESF e nas residências multiprofissionais e médicas, com ênfase naquelas da área de saúde coletiva.

O Mestrado, promovendo profunda integração ensino-serviço, apoia a consolidação do modelo da Estratégia de Saúde Família e contribui, ao mesmo tempo, para qualificação da rede de serviços do SUS em seu papel como campo de práticas formativas e como qualificador da expansão da rede de graduação, pós-graduação e educação permanente de profissionais de saúde.

Com duração mínima de 18 meses, e máxima de 24 meses, o mestrado totaliza 960 horas em modalidade semipresencial, sendo 832 horas desenvolvidas em trabalho on-line, através do ambiente Moodle, e 128 horas concentradas em oito encontros presenciais, ao longo da duração do curso.

O egresso do PROFSAÚDE será um profissional comprometido com a aprendizagem ao longo da vida, que incorporará criticamente as políticas públicas de saúde como referenciais em sua atuação, com competência para produzir conhecimento a partir da prática no serviço e utilizá-lo para transformar a realidade.