Prensa gráfica é restaurada e passa a integrar acervo do Hisales

Grupo de trabalho observa a peçaUma prensa gráfica possivelmente centenária agora está restaurada e vai repousar sob os olhares dos visitantes do acervo do grupo História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A peça, doada pela neta do gráfico Manoel Passos e usada, estima-se, durante as décadas de 1940 ou 1950, foi restaurada pelo Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (Lâmina).

Conforme a coordenação do Hisales, a prensa, de xilogravura, também serve para outros tipos de impressão e pode remeter ao início do século. Pela estrutura da peça, imagina-se que ela também fazia encadernação. O objeto pertencia à Gráfica Passos, que ficava no bairro Simões Lopes e trabalhava com itens como cartões e convites. Como elemento da história da escrita e da impressão, passa a integrar a exposição permanente do grupo, vinculado à Faculdade de Educação da UFPel. Que, entre outros materiais, exibe um mimeógrafo e seu precursor, o hectógrafo.

Prensa gráfica restauradaO processo de restauro da prensa levou cerca de três meses e iniciou com registro fotográfico de todos os componentes da peça e elaboração do mapa de danos – que descreve patologias do objeto, como oxidação ativa. Conforme explica o coordenador do Lâmina, professor Jaime Sallés, a partir de indicativos de futuras manipulações ou condições de armazenamento, entra o projeto interventivo, que começa com limpeza manual feita com elementos como bisturi, instrumental odontológico, delicadeza e paciência. Depois de etapas como a aplicação de produto inibidor de corrosão e outros impermeabilizantes, ainda há um tempo de espera para a observação da resposta ao tratamento. “Trazer um objeto à tona e vê-lo voltar a funcionar foi uma experiência muito bacana”, apontou a estudante de Antropologia – Arqueologia Heloise Woehl, responsável pelo trabalho, sob a orientação de Sallés.

Equipe de trabalho posa com a peçaO diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sebastião Peres, destacou a importância da parceria entre as duas unidades acadêmicas da UFPel, que oportuniza que a expertise de uma possa ser usada em benefício de outra.

A prensa agora será mais uma atração do amplo e variado acervo do Hisales, que recebe frequentemente vários visitantes, incluindo escolas. “Vai despertar a curiosidade e somar ao trabalho de extensão forte que já fazemos com a comunidade, mostrando objetos, seus funcionamentos e tecnologias”, salientou Eliane Peres, que coordena o Hisales junto de Vania Thies e Chris Ramil.

O espaço fica no Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202) – na área do jardim -, e pode ser visitado de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min. O agendamento é solicitado apenas para as visitas em grupo com mais de cinco pessoas. Contato pode ser feito pelo e-mail grupohisales@gmail.com.

Conheça nos sites o trabalho do Hisales e do Lâmina.