Biotério Central da UFPel passa a integrar rede nacional de biotérios

O Biotério Central da Universidade Federal de Pelotas passa a integrar, a partir deste ano, a Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (Rebioterio), entidade ligada ao Conselho Nacional para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Apenas três unidades do tipo no estado do Rio Grande do Sul pertecem à rede, que reúne 26 biotérios.

A associação é uma importante conquista para o Biotério da Universidade, pois subsidiará a elaboração de políticas públicas, permitirá a otimização da produção animal, bem como a aplicação de princípios éticos em consonância com os princípios de redução e refinamento na utilização de animais em experimentação científica. Além disso, esta associação, de acordo com a chefe do setor, Ethel Wilhelm, será condição para a submissão de propostas em chamadas e editais relativos ao tema, o que possibilitará a busca de recursos financeiros para manutenção e melhorias do setor.

A Rebioterio visa a produção de animais dentro dos parâmetros internacionais de bem-estar animal, com vistas ao atendimento dos 3Rs, que são a redução, o refinamento e a substituição, a fim de garantir a sua qualidade e o atendimento da demanda nacional e, em longo prazo, o reconhecimento do Brasil como referência na área.

O Biotério Central da UFPel é uma estrutura de extrema relevância para a formação de alunos de graduação, pós-graduação e manutenção da produção científica, imprescindíveis ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no país.  Por ser uma unidade multiusuária, atende as demandas de pesquisadores oriundos de diversos programas de pós-graduação. Atualmente, os animais produzidos são utilizados em pesquisas dos PPGs em Bioquímica e Bioprospecção, Biotecnologia, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Parasitologia, Química, Veterinária e Zootecnia, pertencentes às diversas unidades acadêmicas da Universidade.

A proposta para a adesão do Biotério Central à Rede Nacional de Biotérios foi elaborada pela chefe, pela subchefe Márcia Mesko e pela veterinária responsável Anelize Félix.