Pró-reitores de Pesquisa do sul do RS estreitam laços e parcerias

Durante esta semana, foram dados diversos passos pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da região sul do estado de forma a solidificar parcerias e estreitar laços entre pesquisadores e instituições. Foi realizada na última terça-feira (25) a primeira reunião entre as equipes das pró-reitorias da área, de forma a estabelecer um grupo de trabalho que procure a integração dessas estruturas em projetos comuns. O primeiro desses encontros foi realizado na Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel , Flávio Demarco, a ideia parte dos princípios da cooperação e do compartilhamento: “Estamos tão próximos, mas pouco temos de políticas de atuação conjunta”.

Esta primeira reunião realizada serviu como um brainstorming, conforme descreveu Demarco. No entanto algumas linhas que guiarão o processo já foram estabelecidas na ocasião. Em um primeiro momento, serão levantadas as áreas semelhantes de pesquisa, tais como programas de pós-graduação com áreas de concentração semelhantes, algo que também se estenderá à infraestrutura, especialmente de equipamentos de médio e grande porte, que exigem muitos recursos para sua compra e manutenção.

A partir daí, poderão ser pensados PPGs conjuntos entre as instituições, além do compartilhamento de estrutura. “Em uma época de escassez de recursos, é melhor cooperar que competir”, explica o pró-reitor de Pelotas. Além disso, outro horizonte a ser compartilhado é o da criação de uma política de inovação similar, que possa avançar a uma aliança para a inovação, em moldes semelhantes à adotada por universidades da região metropolitana de Porto Alegre.

Para a efetivação de tais ações, os pró-reitores federais da região buscarão reunir-se periodicamente com suas equipes, com três ou quatro reuniões a cada semestre. Farão parte do grupo as pró-reitorias ligadas à área de pesquisa das Universidades Federais de Pelotas e de Rio Grande e do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

Publicado em 28/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.