Exposição “suspensos diante do impossível” reúne trabalhos de professores e alunos

Professores e estudantes ligados ao Projeto de Pesquisa “Arte e Natureza: proliferações”, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizam exposição no Ágape Espaço de Arte. A abertura da mostra “suspensos diante do impossível” será no dia 2 de outubro, às 19h.

A exposição traz para o espaço Ágape os trabalhos de artistas-pesquisadores do Grupo Arte e Natureza e convidados, reunidos em torno das palavras do filósofo Jacques Derrida no texto [Bichos-da-seda]: “eu estava antes de mais suspenso diante do impossível encarnado nestes pequenos viventes”.

Segundo a professora Márcia Sousa, coordenadora do projeto, a proposta esteve orientada para o desafio de o grupo trabalhar suas relações com a natureza concatenadas de uma forma bastante ampla com as noções de leveza e suspensão. Ademais, os artistas procuraram considerar o espaço da galeria como lugar de investigação, de pensamento e de encontro.

Os processos de trabalho dos artistas que integram a exposição ocupam territórios fronteiriços entre o desenho, a gravura, a fotografia, a publicação, o vídeo e ações propositivas.

Participam da exposição Camila Hein, Cláudio Azevedo, Elis Rigoni, Graça Gularte, Helena Pelissari, Kathleen Oliveira, Letícia Lemos, Marcelo Felipeti, Mariana Medeiros, Marcia Sousa, Paula Reisser, Virna Bemvenuto e Vitor Pavan.

O Grupo Arte e Natureza vem desde 2015 propondo encontros em que são realizadas investigações artístico-poéticas que acompanham a leitura e discussão de textos relacionados ao campo de estudos Arte e Natureza, o levantamento de referenciais artísticos, bem como de residências, espaços culturais e grupos de pesquisa nacionais e internacionais que atuam na chave Arte + Natureza + espaços no campo. Além dessas atividades, o grupo também compartilha seus processos de trabalho, propõe saídas de campo, ações e projetos artísticos, participa de seminários e de editais e realiza oficinas para troca de experiências. O projeto é integrante do Grupo de Pesquisa “Arte, ecologia e saúde” (UFPel/CNPq), coordenado no Centro de Artes pelo professor Cláudio Azevedo.

Exposição “suspensos diante do impossível”
Abertura: 2 de outubro, às 19h
Conversa com os artistas: 5 de outubro, às 18h
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h, e nos sábados das 11h às 17h. A exposição pode ser vista até 27 de outubro
Finissage: momento de convívio e oficina de alimentação viva com Camila Hein – 27 de outubro, 15h
Local: Ágape, espaço de arte – Rua Anchieta, 4.480, Pelotas, RS

Publicado em 28/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.