Início do conteúdo

Operação conjunta entre UFPel e Furg recupera aparelho no Canal do São Gonçalo

Uma operação realizada no Canal do São Gonçalo, em frente ao Campus Anglo da UFPel, que mobilizou a lancha Larus, da Furg, permitirá a recolocação em uso de um equipamento medidor do fluxo da água naquele local. A máquina, chamada de ADCP, apresentou problemas e interrompeu o levantamento de dados, importante no monitoramento das águas do Canal e da Bacia da Lagoa Mirim.

O trabalho, realizado na semana passada, envolveu, além da tripulação da Larus, uma equipe de técnicos e estudantes do curso de Engenharia Hídrica da UFPel e um mergulhador especialmente chamado para o serviço.

O mergulhador acessou a máquina, que estava a cerca de oito metros de profundidade, e corrigiu seu posicionamento, o que permitiu o guinchamento do aparelho, com os recursos disponíveis na lancha da Furg.

Conforme o professor Gilberto Collares, da UFPel, a expectativa é que o equipamento seja consertado em 15 dias, para ser novamente posicionado e possa voltar a fornecer os dados, importantes neste período de grande movimentação das águas, em função das chuvas.

O controle do fluxo de água no São Gonçalo faz parte do projeto Monitoramento do Canal São Gonçalo e da Bacia da Lagoa Mirim, desenvolvido em conjunto pela UFPel e pela Furg. Na UFPel, o trabalho é coordenado pelo professor Collares, enquanto que na Furg pelo professor Osmar Möller.

No curso de Engenharia Hídrica da UFPel, o projeto está vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão HidroSedi, que trabalha com hidrometria e sedimentologia, no manejo de bacias hidrográficas.

Publicado em 30/07/2018, nas categorias Destaque, Notícias.