Início do conteúdo

Empresa incubada na Conectar construirá plataforma para a Capes

A empresa Indeorum, incubada na Conectar Incubadora Tecnológica da UFPel, construirá a Dashboard dos programas de pós-graduação do Brasil. O contrato foi firmado com a Capes em junho. A plataforma será um local onde os coordenadores de pós-graduação poderão obter informações, em tempo real, sobre seus programas.

Ainda sem nome, mas conhecido internamente como Minha Capes, o sistema contará com algumas features já disponibilizadas no programa Cientum, uma das ferramentas que a Indeorum coloca à disposição de instituições de ensino superior, diz Glauco Munsberg, membro da empresa incubada na UFPel.

Ele explica que, pelo sistema, é possível visualizar o status quo do programa e entender, por exemplo, a distribuição da sua produção científica. “O projeto, que envolve data science e data visualization, trará uma nova visualização para os dados que são inseridos no sistema Sucupira e tornará mais simples a busca e a leitura de informações dos programas”, observa.

O projeto será desenhado e executado pela Indeorum, que ganhou o aval da Capes para isso. Glauco conta que, como startup, a empresa usou o modelo de Scrum, onde o usuário final está próximo do desenvolvimento. Para isso e por indicação da Capes, a Indeorum dispõe do auxílio de seis programas de pós-graduação de diversas instituições.

A ferramenta também será testada diretamente em quatro programas de pós-graduação da UFPel,  pois estão estrategicamente mais próximos e poderão dar feedback presencial, disse o membro da empresa.

Este é o primeiro contrato que a Capes realiza, através da RNP (Rede Nacional de Pesquisa), com uma startup para levar soluções à pós-graduação. “Logo, estamos abrindo uma nova forma de negociação e colaboração entre governo e empresas emergentes de universidades, por exemplo”, comemorou Glauco.

A empresa é uma startup que nasceu dos fundadores da Hut8 (Empresa Júnior da Computação da UFPel). Os contatos iniciais com a Capes foram feitas através de pesquisadores da área de Computação da UFPel e, após o ingresso na Conectar, a Indeorum realizou diversas conversas até a celebração do contrato, que ocorreu em Brasília.

Recentemente, a empresa teve duas bolsas aprovadas no edital Realizar P&D da UFPel. A Indeorum conta com 17 colaboradores, sendo três fundadores. Lá atuam técnicos da Computação, do Design, da Administração e da Animação. Saiba mais em www.indeorum.com .

Publicado em 30/07/2018, nas categorias Destaque, Notícias.