Pró-Reitoria de Ensino emite Carta Aberta contra o fim do Pibid

Ofício-Circular nº 1/2018/PRE/REITORIA-UFPel

À Comunidade Acadêmica da UFPel

À Rede Pública de Educação Básica de Pelotas

Assunto: CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPEL E REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PELOTAS.

A Comissão das Licenciaturas, vinculada ao Núcleo de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Ensino, da Universidade Federal de Pelotas, vem por meio desta, manifestar sua inconformidade em relação ao término do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), anunciado pela Capes/MEC, para o dia 28 de fevereiro de 2018.

Tem-se acompanhado o PIBID na UFPel, desde 2007, quando deu-se início ao primeiro edital da Capes, abarcando as licenciaturas de Química, Física, Matemática e Biologia, contando com 72 bolsistas de iniciação à docência, 8 supervisores das escolas parceiras e 4 coordenadores de área. De lá para cá, o programa contemplou todas as licenciaturas presenciais da UFPel, com o projeto aprovado no edital n. 61/2013, contabilizando 487 alunos das licenciaturas, 92 supervisores e 34 coordenadores de área. Inicialmente, atuava em 4 escolas estaduais e, atualmente, em 6 escolas municipais e 11 estaduais na cidade de Pelotas.

No percurso de uma década, o programa cresceu não apenas numericamente, mas qualitativamente, e atingiu plenamente seus objetivos de: elevar a qualidade da formação inicial de professores para a educação básica; fortalecer e qualificar os cursos de licenciatura;valorizar a profissão docente;estabelecer uma profícua relação de ensino e de aprendizagem com a rede pública de ensino e seus agentes;inserir alunos das licenciaturas no contexto escolar para desenvolver projetos de ensino;possibilitar a elaboração de novas metodologias de ensino nas diferentes áreas de conhecimento; aprender com as experiências bem sucedidas das escolas;criar um espaço de relação entre teoria e prática;colaborar com a formação continuada dos professores das escolas parceiras; desenvolver projetos interdisciplinares nos três níveis de ensino (educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio); possibilitar a participação dos bolsistas em eventos acadêmicos; proporcionar a reflexão crítica e a socialização dos resultados através da escrita de artigos publicados em anais de eventos, periódicos e organização de livros, com recursos de custeio próprios do programa.

Lamenta-se pela interrupção deste programa, e entende-se que se trata de uma escolha política de redução de investimentos na formação e qualificação de professores, principalmente, porque torna inviável a articulação dos projetos implementados nas escolas até então. Ao desarticular a rede de relações e parcerias já estabelecidas entre a universidade e as escolas, impossibilita a continuidade dos projetos das áreas disciplinares e interdisciplinares que eram desenvolvidos com os estudantes da educação básica, planejados pelo grupo de supervisores e bolsistas de iniciação à docência, com orientação dos coordenadores de área. E, ao interromper o pagamento das bolsas, que para muitos estudantes é uma garantia de permanência na instituição para concluir seus estudos, teme-se pela evasão de muitos acadêmicos.

A Comissão das Licenciaturas da UFPel aguarda o novo edital, anunciado pela Capes ainda para este ano de 2018, sempre mobilizada para reivindicar a continuidade do PIBID, independente da Residência Pedagógica,proposta pelo MEC como uma nova política para a formação de professores.

Preocupados e atentos às novas políticas de formação docente, os professores dos cursos de licenciatura da UFPel, convidam toda a comunidade acadêmica e a rede pública de educação básica da cidade de Pelotas, a somar forças nesta luta pela qualidade e valorização do magistério, conforme objetivo central do PIBID.

Pedimos a prorrogação do PIBID até um novo edital.

Pelotas, 23 de fevereiro de 2018

Publicado em 27/02/2018, na categoria Notícias.