Indicado pelo CNPq, Cesar Victora é finalista do Prêmio Péter Murányi 2018

O pesquisador da Universidade Federal de Pelotas Cesar Victora é um dos finalistas do Prêmio Péter Murányi 2018, concedido a projetos relevantes e inovadores em ciência, saúde e educação. Victora teve seu trabalho indicado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A 17ª edição do prêmio, com foco sobre “Saúde”, selecionou três trabalhos para a votação final, dentre 255 indicados na América Latina. Agora, o júri da premiação irá selecionar agora os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares, que serão anunciados no próximo dia 8 de fevereiro pela Fundação Péter Murányi.

Victora liderou o mais abrangente levantamento já realizado sobre níveis, tendências e desigualdades da amamentação em nível global. A série de artigos publicada na revista científica The Lancet mostra que, além dos benefícios para a saúde da mãe e da criança, a amamentação reduz gastos assistenciais e tem impacto sobre o desenvolvimento socioeconômico via aumento da inteligência e produtividade.

De acordo com cálculos dos pesquisadores, a ausência da amamentação e o consequente prejuízo à capacidade cognitiva podem provocar perdas anuais de 302 bilhões de dólares para a economia mundial. As estimativas apontam, ainda, que ampliar as taxas de amamentação a níveis quase universais poderia evitar mais de 800 mil mortes infantis e 20 mil mortes por câncer de mama.

Já o aumento das taxas de amamentação de crianças de até seis meses a 90%, no Brasil, representaria economia de 6 milhões de dólares para os sistemas de saúde, por exemplo. O documento salienta, ainda, a importância de intervenções políticas, apresenta casos de sucesso e estratégias para a promoção do aleitamento.

Além do estudo de Victora, a pesquisa que demonstrou a importância da vacinação contra HPV, da bióloga Luisa Lina Villa, e o estudo que apontou a ligação entre zika vírus e microcefalia em bebês, da epidemiologista Celina Turchi, estão entre as iniciativas contempladas.

Publicado em 05/02/2018, na categoria Notícias.