Aluno da Faem é premiado nos EUA com trabalho sobre ervas daninhas

O estudante do décimo semestre de Agronomia da Faem da UFPel Giovanni Antoniaci Caputo ganhou o prêmio John Jachetta Undergraduate Research Award, em sua 28º edição, entregue pela Weed Science Society of America (WSSA) durante o encontro anual, em Arlington, Estados Unidos. O intuito do prêmio é condecorar e incentivar estudantes da graduação que realizam feitos considerados como excepcionais na área, representando que as pesquisas na área de plantas daninhas desenvolvidas pelo estudante da UFPel foram expressivas para estudantes de graduação nos Estados Unidos da América.

Giovanni foi para o Estados Unidos fazer estágio de conclusão de curso, sob a orientação do professor Luis Avila, da UFPel, até março, totalizando seis meses. Ele está estagiando na Mississippi State University (MSU), na cidade de Starkville, que possui campus e áreas experimentais espalhadas por todo o Estado. Na MSU ele trabalha sob a orientação do professor Paul Tseng, com enfoque na fisiologia de plantas daninhas.

“No meu caso, a indicação foi realizado pelo professor Tseng, após conhecer meus trabalhos passados. Já trabalho com plantas daninhas na Embrapa Clima Temperado, com o pesquisador André Andres”, conta o aluno da UFPel.

Título

“SCREENING OF SWEETPOTATO CULTIVARS FOR ALLELOPATHIC ACTIVITY AGAINST WEEDS” é o título do trabalho apresentado na reunião anual do Southern Weed Science Society (SWSS) em Atlanta, no início de 2018. Neste trabalho, foram realizados experimentos à campo e em casas de vegetação, com o intuito de analisar o efeito alelopático da batata-doce sobre as principais plantas daninhas presentes na cultura, chegando a alta eficiência de certas cultivares na supressão destas daninhas.

Conforme o estudante da Faem, a definição de alelopatia é “efeitos prejudiciais de compostos sintetizados e liberados ao ambiente por uma planta sobre plantas, de diferentes especies, capaz de reduzir germinação, crescimento e/ou desenvolvimento. (Rice, 1984)(Putnam & Duke, 1978)”.

Publicado em 05/02/2018, na categoria Notícias.