UFPel é convidada para o Dia Nacional da Construção Social

sinduscon_sesiA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi convidada a participar da quinta edição do Dia Nacional da Construção Social em Pelotas. O evento, que ocorre simultaneamente em 25 cidades do país no dia 22 de agosto, ocorrerá no Parque do Serviço Social da Indústria (SESI).

O reitor Mauro Del Pino e os pró-reitores Antônio Carlos Cleff e Luiz Osório Rocha dos Santos receberam as integrantes da equipe organizadora do evento, Solange Bretanha, representante do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário de Pelotas e Região (Sinduscon) e Maire Kurz, representante do SESI.

Elas oficializaram o convite para que a UFPel integre o evento, apresentando ações e informações especialmente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Psicologia.

O Dia Nacional da Construção Social tem a proposta de congregar trabalhadores da construção civil e suas famílias em um momento especial de integração e prestação de serviços. Oferecendo ações das mais variadas nos eixos de saúde, lazer, educação e cidadania, o encontro busca trabalhar temáticas específicas. Neste ano, o mote será “Quer mudar o mundo? Mãos à obra!”.

Segundo Solange, essa “provocação” tem a intenção de fomentar, em especial no público jovem, a reflexão de que para transformar sua vida e sua realidade é preciso agir. A participação da UFPel, apontou, seria essencial neste entendimento. De acordo com ela, muitas vezes o trabalhador tem o arquiteto e o engenheiro como referências de chefia, mas não possui clareza sobre o papel desses profissionais. “Queremos, também, que o jovem comece a pensar no setor como uma oportunidade. Hoje há muita tecnologia no canteiro de obras e, se ele quiser, pode se capacitar para isso”, destacou.

Conforme as organizadoras, todos os serviços disponibilizados no evento têm o propósito de sensibilizar para mudanças de hábitos e comportamentos, com intuito educativo. Para este ano, são esperadas mais de duas mil pessoas no evento em Pelotas.

A UFPel será parceira da atividade. Serão convidados os cursos que possuem relação com a proposta, além dos já solicitados pela organização do evento, como as demais Engenharias, Design Gráfico e Terapia Ocupacional, por exemplo. Ao mesmo tempo, informações sobre o acesso à Universidade também serão destaque na participação da UFPel.

Publicado em 03/07/2015, nas categorias Destaque, Notícias.