Estudantes da turma especial de Veterinária apresentam demandas a reitor

DSC_3050O reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, participou na noite da última quarta-feira (1º), juntamente com outros membros da Administração da universidade, de uma reunião com os estudantes da turma especial do curso de Veterinária para assentados da Reforma Agrária. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar algumas reivindicações em relação à infraestrutura dos alojamentos e salas de aula, localizados na antiga sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O representante da turma começou reconhecendo o avanço nas condições do alojamento, desde a construção das divisórias, no início deste ano. No entanto, a partir de um processo de discussão, foram encontradas novas demandas para melhoria do espaço. Entre elas está a instalação de mantas térmicas e exaustores, para que o local tenha melhores condições nos dias quentes. Em relação às áreas externas, foram solicitados o conserto nas fossas sépticas, a limpeza na caixa d’água e uma solução para o problema das piscinas, fontes de infestação de mosquitos. Já para as áreas de aulas e estudos, o grupo pediu divisórias para a secretaria e biblioteca e mesas e cadeiras para trabalhos em grupo, além de uma ampliação no acesso à internet.

Outro ponto levantado pelos estudantes foi a questão das relações com a Fundação Simon Bolívar, promotora do curso, juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo o representante, o recurso para a segunda turma ainda não foi encaminhado por problemas na prestação de contas.

Encaminhamentos

Del Pino iniciou a sua fala destacando a necessidade e a importância da assistência estudantil: “Não é apenas o acesso ao ensino superior que devemos possibilitar, mas também a permanência do estudante no curso”. Por isso, ele considerou de grande importância o convite dos estudantes da turma especial de Veterinária para o diálogo sobre a questão. Sobre o repasse dos valores da segunda turma, o reitor garantiu que a fundação trabalha para que o problema seja resolvido em até 60 dias.

Os demais encaminhamentos foram mostrados pelo pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula. Ele afirmou que um acúmulo de demandas sobre licitações e compras não permitiu maior agilidade, mas que a maior parte dos problemas será solucionado com um pregão que já está homologado para compras, entre eles o das piscinas, o da manta térmica e dos exaustores.

Outros já começaram a ser resolvidos nesta quinta-feira (2) pela equipe da Coordenação de Gestão de Manutenção. De acordo com o coordenador Tiago Vahl, já foi feito o levantamento para a instalação de uma nova fossa, trabalho que deverá ser concluído ainda em outubro. Já foram pedidos para o local quatro bebedouros, sendo que dois serão instalados nos dormitórios, um próximo às salas de aula e outro nas áreas de convívio. Já as divisórias para secretaria e biblioteca já estão em instalação e a previsão para conclusão é para segunda-feira. A limpeza da caixa d’água será feita somente na próxima semana, já que o local será utilizado para as eleições.