Começa o 12º Encontro sobre o Poder Escolar

DSC_9712Teve início na manhã desta segunda-feira (25) a 12ª edição do Encontro sobre o Poder Escolar. O evento, que se realizará tanto no Theatro Guarany quanto nos câmpus da Universidade Católica de Pelotas, é uma promoção interinstitucional entre a UFPel, a UCPel, o IF-Sul, a Prefeitura de Pelotas, a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, o Conselho Municipal de Educação e o 24º núcleo do CPERS Sindicato.

A solenidade de abertura do Encontro sobre o Poder Escolar aconteceu com a presença de autoridades representantes das sete entidades que o promovem. A prefeita de Pelotas em exercício, Paula Mascarenhas, que é professora licenciada da UFPel, lembrou que eventos como esse são um caminho para a retomada da qualidade da educação no Rio Grande do Sul. “Está em nós o poder de transformar a educação e assim transformar o mundo”, disse.

Em sua fala, o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, destacou o fantástico caráter interinstitucional que o Poder Escolar mantém. “O debate educacional não pode ficar restrito às universidades, sindicatos”, afirmou, ao defender que o assunto deve ser discutido e levar a criar mecanismos que envolvam a todos os segmentos – trabalhadores das escolas, pais, comunidade – na construção dos processos de educação.

Acreditando no poder da educação
Ao chegar a sua 12ª realização, o Encontro sobre o Poder Escolar mostra a sua força também através dos números: neste ano, são mais de 1.300 inscritos, quantidade que se repete a cada edição. Criado para valorizar os profissionais do ensino e colaborar com a sua formação, o evento é um dos mais tradicionais da região sul do estado na área e conhecido por trazer profissionais de grande experiência para discutir a educação em suas conferências e mesas temáticas.

Para a professora da rede municipal de Pelotas Messina Medina, que esteve no evento em sua primeira edição ainda como estudante de Magistério, participar de eventos como o Poder Escolar permite que sejam aprofundados os conhecimentos para a prática profissional, especialmente pois no encontro são partilhadas experiências diferentes que podem ser apropriadas.

Segundo a professora Maria Antonieta Dalinha, integrante da comissão organizadora, embora seja promovido por diversas instituições, o encontro faz parte do projeto de educação continuada da Faculdade de Educação da UFPel. “A experiência mostra que os professores têm essa necessidade da formação e do encontro entre professores”, afirma. E uma das propostas do evento é justamente essa troca de vivências entre os docentes e demais trabalhadores da educação. Além dos diversos momentos colocados pelo cronograma do evento, a própria convivência no Poder Escolar é espaço para isso: “A gente nota que os participantes custam a entrar, pois estão encontrando os colegas”, explica a professora.

Questionada sobre o nome do evento, a professora reafirma: “Realmente a escola tem poder”. De acordo com Maria Antonieta, essa característica vem da própria convivência que a instituição tem com os estudantes, ao trabalhar o conhecimento e a formação das crianças, jovens e adultos. Mas o caráter dessa força vem do grupo: “O professor consegue muita coisa, mas só se for um processo coletivo”.

Programação
Iniciado na manhã desta segunda (25), o Encontro sobre o Poder Escolar será realizado até quinta-feira (28), com conferências, painéis, mesas de discussão e atividades culturais.