Superintendente estadual do IPHAN realiza visita à UFPel

DSC_0011

A tarde desta segunda-feira (17) foi de agenda intensa para o Núcleo de Patrimônio Cultural (NPC) da UFPel, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Representado pelo seu superintendente estadual, Eduardo Hahn, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi formalmente convidado a compor o Conselho Consultivo do NPC.

O convite foi realizado durante reunião realizada no gabinete da vice-reitora da UFPel, professora Denise Gigante, que também contou com a presença do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, da chefe do Núcleo de Patrimônio Cultural, professora Francisca Michelon, do professor do departamento de Antropologia e Arqueologia Lúcio Menezes e do arqueólogo do IPHAN Tobias Vilhena.

DSC_0046Segundo Francisca, o conselho será um organismo consultivo com participação da comunidade externa. Seu trabalho não será deliberativo, mas de aconselhamento e orientação. “O patrimônio, embora usado por nós, é da cidade, da sociedade”, disse a professora, explicando a importância da participação de órgãos externos no conselho. Para a vice-reitora, o trabalho de cuidado com o patrimônio cultural pode ser considerado histórico dentro da universidade, que conta com a ação precursora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com o reforço de novos cursos, como a Arqueologia, Conservação e Restauro e Museologia.

Na ocasião, o superintendente estadual do IPHAN, Eduardo Hahn, parabenizou a UFPel pelo seu empenho na preservação do seu patrimônio. Ele afirmou não conhecer outra universidade que tenha um núcleo com essa proposta.

Agenda
Além da realização da reunião no gabinete da vice-reitoria, o grupo também participou da apresentação do projeto da Casa dos Museus, a ser implantado no prédio da Laneira, e do Museu do Doce, que será localizado no Casarão 8. Logo em seguida, o superintendente e o arqueólogo do IPHAN foram levados para uma visita aos prédios do patrimônio industrial da UFPel, em especial nos prédios da Laneira e da Cervejaria Haertel, que abrigará o Mercosul Multicultural.

Publicado em 17/02/2014, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Patrimônio Cultural.