Docente de Farmácia orienta trabalho premiado sobre uso de medicamentos

20131113_134632A docente Maria Cristina Werlang, do Curso de Farmácia da UFPel, participou da cerimônia de entrega da edição 2013 do Prêmio Nacional de Incentivo para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher”, ocorrida na sede da Organização Panamericana de Saúde, em Brasília, no dia 13 de novembro. O evento contou com a participação do Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Augusto Grabois Gadelha, o diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Brás Aparecido Barbano, Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Junior, assessor da Presidência do CFF, Tarcísio José Palhano, a homenageada, Profa. Dra. Lenita Wanmacher, referência mundial na propagação para o uso racional de medicamentos, dentre outras autoridades de grande relevância para a área da sáude.

Dos 152 trabalhos inscritos no Brasil, englobando todas as áreas da saúde, somente 17 foram premiados. Na categoria de graduação, o primeiro lugar foi o trabalho de autoria de Mirela Duarte Pereira com a orientação da professora Maria Cristina, que também orientou outro trabalho selecionado entre os três melhores do país, na categoria TCC de especialização, recebendo menção honrosa. Estes trabalhos foram desenvolvidos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, local de atuação da docente até junho do presente ano, a partir de quando a mesma passou a integrar o Curso de Farmácia da Universidade Federal de Pelotas. O Secretario de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Augusto Grabois Gadelha e a profa. Dra. Lenita Wanmacher procederam a entrega do prêmio para Mirela Duarte Pereira, e o diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Brás Aparecido Barbano realizou a entrega da placa alusiva ao prêmio para Bruno Simas da Rocha.

Daniel Tenório foi vencedor do premio na categoria veículos de comunicação. Ele integra o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social da Universidade federal de Sergipe, coordenado pelo prof, Divaldo de Lyra Jr.
O Prêmio tem como objetivo incentivar, por meio de premiação e reconhecimento de mérito, a produção técnico-científica voltada à promoção do uso racional de medicamentos, com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços de saúde. Com a publicação da Portaria GM nº 2.072, de 17 de setembro de 2012 essa iniciativa passou a ser denominada Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos. Segundo dados da OMS, grande parte dos medicamentos são utilizados indevidamente ou sem necessidade de uso, o que implica em prejuízo ao paciente e custos desnecessários aos usuários do sistema de saúde. A docente, que atua na área de assistência farmacêutica, criou recentemente o Grupo de Pesquisa em Farmácia Social, vinculado ao Curso de Farmácia da UFPel, que possui, dentre suas linhas de pesquisa, o acesso e uso racional de medicamentos e a inapropriação medicamentosa em idosos.

Na foto, Maria Cristina Werlang, Mirela Duarte Pereira, Bruno Simas da Rocha e Daniel Tenório, na OPAS para a entrega do premio.

Publicado em 20/11/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Farmácia, Prêmio.