UFPel e IFSul realizam o Simpósio de Ciências e Matemática

Palestra da diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, às 14h30min do dia 25 de setembro deste ano, marcará a abertura oficial do 9º Simpósio Sul-rio-grandense de Professores de Ciências e Matemática, que será realizado até 27 de setembro, em Pelotas, numa promoção do Pronecim (Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática), do IFSul Campus Visconde da Graça e Universidade Federal de Pelotas. O evento ocorrerá nas dependências da Escola Estadual de I e II Graus Cassiano do Nascimento.

Durante os três dias de Simpósio, pela manhã, tarde e noite, diversas atividades serão desenvolvidas, dentre as quais apresentações de trabalhos, relatos de experiências de professores, exposição de pôsteres, minicursos e três mesas redondas: a primeira, no dia 26, às 19h30min, versando sobre Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática e os Novos Talentos: o ensino de Ciências e a formação de professores; a segunda das 8 às 10h, intitulada Trabalhos Premiados no 6º Prêmio Professores do Brasil; e a terceira, com início às 10h30min, com o tema Rede Regional de Ciências e Secretários de Educação – ambas no dia 27 de setembro.

O Simpósio é dirigido a professores do Ensino Básico e a docentes e alunos vinculados a cursos de licenciatura e de pós-graduação, cuja área de pesquisa ou atuação esteja ligada à Educação, tendo por finalidade contribuir com o processo de formação continuada de professores e na formação complementar de estudantes, possibilitando o relato de experiências pedagógicas vivenciadas nas salas de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

FECIMES

No dia seguinte ao encerramento do Simpósio, 28 de setembro, também na Escola Cassiano do Nascimento, o Pronecim promoverá a terceira edição da Fecimes – Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul do Rio Grande do Sul, da qual participam trabalhos, nas categorias Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundos de instituições públicas de ensino, selecionados nas Feiras Municipais de Ciências. Nas localidades em que Feiras de Ciências não são realizadas, a Secretaria Municipal de Educação e/ou Conselho Regional de Educação podem indicar um trabalho por categoria para representar o município. Em cada trabalho devem participar o professor orientador e dois alunos, responsáveis pela divulgação do mesmo. Todos os participantes da Feira recebem medalhas e certificados. Os primeiros lugares recebem, ainda, troféus, bem como o professor e a Escola.

A abertura da Fecimes está prevista para as 8h, devendo o encerramento ocorrer às 16h30min.

PROGRAMAÇÃO

Os interessados encontrarão a programação completa do Simpósio e da Fecimes, bem como outras informações sobre os eventos, neste site – http://pronecim.cavg.ifsul.edu.br – e no site do IFSul Pelotas.

Publicado em 09/09/2013, na categoria Notícias.