UFPel presente no II Fórum RNP que se realiza essa semana em Brasília

O evento, realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com apoio dos Ministérios da Saúde, Cultura, Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação, promove um amplo debate sobre o uso e a gestão das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A edição deste ano tem como foco as comunidades de artes, humanidades e cultura digital. Alguns dos temas são o impacto das redes sociais nas instituições públicas, a digitalização e a preservação de acervos, e as tecnologias de super alta resolução (4K e 8K) para transmissões em longa distância.

20130827_105225

Palestra sobre o Marco Civil da Internet

20130828_104601

Coordenadora da CTI/UFPEL e Ana Beatriz Zoss, Gerente de Relacionamento com Clientes/RNP

Entre as atividades extras previstas para acontecer junto ao Fórum,  ocorre o 8° Encontro Redecomep – projeto estratégico para a Universidade Federal de Pelotas e para toda região – que deve interligar os prédios da UFPel e outras instituições de ensino e pesquisa através da construção de um anel óptico metropolitano, que proporcionará 1Gbit de velocidade para rede. “O projeto técnico da Recop (Redecomep Pelotas) está sendo concluído durante o Fórum, com o auxílio dos parceiros da RNP, Frederico Freitas, Gerente de Projetos e Marco Aurélio, Coordenador Técnico do Projeto RedeComep. Este apoio da RNP acelera a conclusão de mais esta etapa do projeto”, relatou a Coordenação de Tecnologia da Informação da UFPel.

Durante o primeiro dia (27/8), o Fórum RNP reuniu aproximadamente 250 participantes em mesas de diálogos, reuniões e palestras em torno dos temas: impacto das redes sociais nas instituições públicas, a digitalização e a preservação de acervos, as tecnologias de super alta resolução e o Marco Civil da Internet.

20130828_104502

Rafael Padilha (ao centro) em Grupo de Trabalho no II Fórum RNP

Segundo o analista de sistemas Rafael Padilha, chefe do Núcleo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da CTI, “Estes espaços são de fundamental importância para fortalecer contatos e discutir soluções para a Universidade viabilizadas pela Rede Nacional Ensino e Pesquisa”. A UFPel aproveitou a oportunidade para discutir soluções que visam beneficiar a região sul do estado. Um dos projetos discutidos foi a possibilidade de viabilizar a UFPel como um ponto concentrador de redes metropolitanas, beneficiando assim o acesso à rede nacional para as cidades de Bagé, Livramento e Rio Grande.

Publicado em 28/08/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags CTI, Redecomep/Recop, RNP, TI.