Início do conteúdo

Livro aborda o Desenvolvimento Hidrelétrico

DSCN5040Após a palestra dos professores Marcello Baquero e Rodrigo Stumpf, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizada na UFPel na terça-feira, 19, sobre Capital Social e Desenvolvimento, foi lançado o livro “Desenvolvimento hidrelétrico: qualidade de vida e capital social no Sul do Brasil”, organizado pelos professores Baquero e Hemerson Pase.

O livro traz artigos que trabalham com a situação dos cidadãos atingidos por hidrelétricas, problematizando a qualidade de vida e o processo de reestruturação dessa população. O professor Hemerson Pase destacou que “uma publicação com esse tipo de debate nos proporciona avaliar a situação dessas pessoas atingidas, além da construção de hidrelétricas no Brasil”.

Durante a conferência, os professores enfatizaram a importância dos cientistas sociais serem pretensiosos ao focarem seu trabalho em assuntos de importância para a comunidade, ao mesmo tempo que humildes para admitirem que precisam estar sempre em constante aprendizado. Além disso, a palestra teve como foco o debate sobre a teoria da cultura política e o capital social, trazendo questões sobre a participação política, principalmente nesse momento em que o Brasil vivenciou protestos reivindicando melhorias não só estruturais, mas sociais. A palestra foi organizada pelo Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPU) da UFPel.

Publicado em 22/11/2013, na categoria Notícias.