Universidade Federal de Pelotas
Reitoria
Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento
EDITAL Nº. PROPLAN e PRAE 1/2019
PROCESSO Nº 23110.008089/2019-29
Processo nº 23110.008089/2019-29
Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional
Edital integrado PROPLAN e PRAE
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) da Universidade Federal de Pelotas tornam público que está aberta seleção de bolsistas ao “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional”, de acordo com a Portaria do Reitor 762/2018 (115238), observando o seguinte:
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:
As Bolsas de Desenvolvimento Institucional têm objetivo de implementar programa de bolsas no âmbito da administração da UFPel, de modo a contemplar objetivos e ações estratégicas da instituição, conforme estabelecidos no PDI, além de possibilitar a iniciação ao trabalho técnico profissional nas atividades da gestão administrativa aos discentes de graduação na UFPel.
REQUISITOS GERAIS
Para participar do Programa de Bolsas Acadêmicas, o acadêmico deverá:
Estar regularmente matriculado e frequentando curso de Graduação na UFPel, de acordo com as vagas disponíveis;
Não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE;
Ter desempenho acadêmico compatível com a função que se propõe a exercer e com tarefas relacionadas às bolsas de graduação;
Ter disponibilidade de vinte horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa.
CARGA HORÁRIA, VIGÊNCIA E VALOR DAS BOLSAS:
As bolsas regulares terão vigência de 8 meses, entre o período de 15/Abril/2019 a 15/Dezembro/2019.
A exceção se dá em 24 bolsas, , detalhadas na tabela a seguir, que terão vigência estendida para um período de 3 meses, visando o apoio ao processo de matrículas da UFPel e as atividades vinculadas à Agência da Lagoa Mirim que contam com fonte própria de financiamento.
O valor de remuneração será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, com carga horária total de 20 h semanais, totalizando 80 horas mensais.
Das VAGAS e reservas de vagas
Para o presente exercício, as vagas contempladas observam os eixos temáticos da Gestão Institucional, Gestão Acadêmica, Assistência Estudantil e Gestão de Infraestrutura, previstos no PDI, orientados pelos princípios da Aproximação, Equidade e Pertencimento Institucional da UFPel.
Serão contempladas ao total 74 vagas de Bolsas de Desenvolvimento Institucional, distribuídas nas seguintes unidades administrativas:
Setor |
Total de Vagas |
Reserva Vagas AAF |
Reserva Vagas DS |
Vagas AC |
Vigência |
|
CID - Coordenação |
1 |
0 |
1 |
0 |
8 |
meses |
CID - NAI |
7 |
1 |
6 |
0 |
8 |
meses |
CID - NUGEN |
2 |
0 |
1 |
1 |
8 |
meses |
CID - NUAAD |
4 |
1 |
2 |
1 |
8 |
meses |
Monitorias Indígenas e quilombolas |
10 |
5 |
5 |
0 |
8 |
meses |
Coordenação de Bibliotecas |
3 |
1 |
2 |
0 |
8 |
meses |
Núcleo de Apoio aos Periódicos |
1 |
0 |
1 |
0 |
8 |
meses |
Biblioteca de Ciência e Tecnologia |
1 |
0 |
1 |
0 |
8 |
meses |
Biotério Central |
1 |
0 |
1 |
0 |
8 |
meses |
Editora e Livraria |
1 |
0 |
0 |
1 |
8 |
meses |
Proplan - PDU e Conselho Planejamento |
1 |
0 |
1 |
0 |
8 |
meses |
Proplan - Acompanhamento Projetos |
2 |
0 |
1 |
1 |
8 |
meses |
PROGIC - Manutenção |
10 |
2 |
5 |
3 |
8 |
meses |
PROGIC - Núcleo de Informações Institucionais |
1 |
0 |
1 |
0 |
8 |
meses |
PROGIC - Escritório de Processos |
2 |
0 |
1 |
1 |
8 |
meses |
PROGIC - Rádio |
2 |
0 |
1 |
1 |
8 |
meses |
PROGIC - CCS |
1 |
0 |
0 |
1 |
8 |
meses |
PRE - CRA |
4 |
1 |
3 |
0 |
8 |
meses |
PRAE - Coordenação de Integração Estudantil |
1 |
0 |
1 |
0 |
8 |
meses |
PRAE - Coordenação de Políticas Estudantis RU |
1 |
0 |
1 |
0 |
8 |
meses |
PREC |
2 |
1 |
1 |
0 |
8 |
meses |
PRPPGI |
2 |
0 |
2 |
0 |
8 |
meses |
Projeto UFPel 50 Anos - CCS |
2 |
1 |
1 |
0 |
8 |
meses |
Licenciamento Capão - Proplan |
3 |
1 |
1 |
1 |
8 |
meses |
ALM - Fonte Minist. Des. Regional |
10 |
1 |
5 |
4 |
8 |
meses |
|
75 |
15 |
45 |
15 |
|
|
|
|
20% |
60% |
20% |
|
|
Bolsas com vínculo até março de 2020 - Apoio Matrículas |
|
|
||||
PROGIC - Manutenção |
6 |
|
|
|
+3 |
meses |
PROGIC - CPI |
1 |
|
|
|
+3 |
meses |
CRA |
2 |
|
|
|
+3 |
meses |
CID - NAI |
2 |
|
|
|
+3 |
meses |
CID - NUAAD |
2 |
|
|
|
+3 |
meses |
Editora e Livraria |
1 |
|
|
|
+3 |
meses |
ALM |
10 |
|
|
|
+3 |
meses |
O presente Edital prevê a reserva prioritária de 20% das vagas para Ações Afirmativas (AAF), dedicadas a alunos Negros, Indígenas, Quilombolas ou Pessoas com Deficiência, conforme distribuição indicada na tabela da distribuição de vagas. A candidatura de alunos à reserva de vagas AAF se dará por auto-declaração. Após nominata de aprovados, caberá à respectiva coordenação da bolsa, solicitar verificação junto à CID, a qual prioritariamente se valerá de avaliações dos contemplados em outros processos de ingresso e seleção, ou será encaminhada verificação específica.
O Edital prevê também a reserva de 60% das vagas para Demanda Socioeconômica (DS), dedicadas a alunos que comprovadamente recebem algum tipo de benefício da PRAE, conforme distribuição indicada na tabela de distribuição e vagas. A candidatura de alunos à reserva de vagas DS se dará por auto-declaração. Após nominata de aprovados, caberá à respectiva coordenação da bolsa, verificar junto à PRAE a inclusão prévia do aluno em alguma modalidade de bolsa-auxílio da PRAE.
O Edital dedica que 20% das vagas também estejam disponibilizadas para Ampla Concorrência (AC).
No caso de não preenchimento da reserva de vagas AAF, estas serão alocadas para vagas DS, que subsequentemente caso não preenchidas, serão disponibilizadas em AC.
DETALHAMENTO DAS VAGAS, REQUISITOS E ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
As inscrições e a seleção de candidatos serão realizadas diretamente nas Unidades Administrativas que ofertam a vaga de bolsa, conforme distribuição de vagas e os seguintes requisitos de inscrição e seleção, definidas por cada unidade.
Os processos seletivos serão individualizados, para cada conjunto de vagas apresentados nos quadros a seguir:
Unidade |
CID Coordenação de Inclusão e Diversidade |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados em cursos de Graduação na UFPel. Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para se dedicar às atividades ligadas à bolsa (preferencialmente no turno da tarde). Não estar vinculado/a outro tipo de bolsa concedida pela UFPEL ou por qualquer entidade de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, excetuados os auxílios vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE); |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria do NAI Sala 110 Campus 2, entre 25 a 29/03/2019 das 9h até às |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição (disponível http://wp.ufpel.edu.br/prae/2017/07/05/bolsa-de-iniciacao-ao-trabalho-inscricoes/) Histórico Escolar UFPel fornecido pelo CRA ou cobalto. Currículo Vitae O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dias 02 e 03/04/2019, Manhã e tarde (14h às 18h) - a ordem das entrevistas será publicada após as inscrições. Avaliação Histórico Escolar (peso 3) avaliação por média aritmética geral de notas. Entrevista (peso 5) – Os critérios da entrevista serão entregues aos candidatos no momento da inscrição) Currículo Vitae (peso 2) |
Responsável |
Prof. Alexandre C. Marques |
Unidade |
CID - Coordenação de Inclusão e Diversidade NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão |
Vagas Contempladas |
07 Vagas (06 Demanda Socioeconômica; 01 Ações Afirmativas) |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados nos seguintes cursos de Graduação na UFPel: 01 Cursos de licenciatura DS, 01 Psicologia DS, 01 Jornalismo AC, 01 Ciência da computação DS, , 01 Terapia Ocupacional DS, 01 Cinema e Animação DS, 01 História - licenciatura AC. - Para participar do Programa a de Bolsas Acadêmicas, o acadêmico deverá: - Não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; - Ter disponibilidade de vinte horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria do NAI Sala 110 Campus 2, entre 18 e 22/03/2019 das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição (disponível em http://wp.ufpel.edu.br/prae/2017/07/05/bolsa-de-iniciacao-ao-trabalho-inscricoes/ Carta de motivação para atuar como bolsista e Histórico UFPel. O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dias 02 e 03/04/2019, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) – - a ordem das entrevistas será publicada após as inscrições. Avaliação -Histórico escolar (fornecido pela CRA ou cobalto) a ser entregue junto com a ficha de inscrição (3,0 pontos); -Carta de motivação para atuar como bolsista – a ser entregue junto com a ficha de inscrição (4,0 pontos); -Entrevista (3,0 pontos); |
Responsável |
Profa. Rita Cóssio |
Unidade |
CID - Coordenação de Inclusão e Diversidade NUGEN – Núcleo de Gênero e Diversidade |
Vagas Contempladas |
02 Vagas (01 Demanda Socioeconômica; 01 Ampla Concorrência) |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados nos seguintes cursos de Graduação na UFPel: 01 Curso de Psicologia DS, 01 Curso de Design, AC - Para participar do Programa a de Bolsas Acadêmicas, o acadêmico deverá: - Não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; - Ter disponibilidade de vinte horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria do NUGEN Sala 112 Campus 2, entre 25 a 29/03/2019 das 13h30 até às 19h30. |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição (disponível em http://wp.ufpel.edu.br/prae/2017/07/05/bolsa-de-iniciacao-ao-trabalho-inscricoes/ - Histórico UFPel. - Currículo O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dias 02 e 03/04/2019, tarde das 13h30 até às 19h30. Secretaria do NUGEN Sala 112 Campus 2. - a ordem das entrevistas será publicada após as inscrições. Avaliação -Histórico escolar -Entrevista Currículo |
Responsável |
Profa. Eliane Pardo |
Unidade |
CID - Coordenação de Inclusão e Diversidade |
Vagas Contempladas |
04 Vagas (03 Demanda Socioeconômica; 01 Ampla Concorrência) Do total de vagas, uma são reservadas para cotistas L2. |
Requisitos Candidatos |
Para participar do Programa de Bolsas Acadêmicas, o acadêmico deverá estar regularmente matriculado e frequentando os seguintes cursos de Graduação: Artes Visuais-Licenciatura/Pedagogia (02 vagas), Direito/Jornalismo/Letras/História/Antropologia (01 vaga) Ciência da Computação / Cinema na UFPel (01 vagas), - Não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculada as à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; - Ter desempenho acadêmico compatível com a função que se propõe a exercer e com tarefas relacionadas às bolsas de graduação; - Ter disponibilidade de vinte horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria do NUAAD Sala 7 – Rua Almirante Barroso, 1274 - Centro, Pelotas - RS, entre 18 e 22/03/2018 das 14h às 18h. |
Documentos para Inscrição |
Ficha de inscrição preenchida, histórico escolar atual e atestado de matrícula 2018/1. A ficha de inscrição está disponível em http://wp.ufpel.edu.br/prae/2017/07/05/bolsa-de-iniciacao-ao-trabalho-inscricoes/ O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dias 01/04 das 14h às 18h e 02/04 das 14h às 18h - a ordem das entrevistas será publicada após as inscrições. Avaliação -Análise Histórico escolar (fornecido pela CRA ou cobalto) -Entrevista |
Responsável |
Profa. Rosemar Lemos |
Unidade |
CID Monitorias Alunos Indígenas e Quilombolas |
Vagas Contempladas |
10 Vagas (05 Ações Afirmativas; 05 Demandas Socioeconômica) |
Requisitos Candidatos |
A ser definido em publicação específica da CID. |
Datas e Local de Inscrição |
Sala da CID/303 Campus 2. |
Documentos para Inscrição |
A ser definido em publicação específica da CID. |
Data e Local da Seleção |
A ser definido em publicação específica da CID. |
Responsável |
Prof. Alexandre C. Marques |
Unidade: |
Coordenação de Bibliotecas |
Vagas contempladas: |
03 Vagas (02 Vagas Demanda Socioeconômica; 01 Vaga Ações Afirmativas) |
Requisitos para a inscrição: |
* Estar regularmente matriculado e frequentando curso de Graduação na UFPel, de acordo com as vagas disponíveis; |
Data e local da inscrição: |
As inscrições serão realizadas no link disponibilizado no site https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/, no período de 25 a 29 de março de 2019. |
Documentos para a inscrição: |
* Atestado de matrícula atualizado; * Histórico escolar atualizado; * Cópia da Carteira de Identidade ou CNH; * Cópia do CPF; * Cópia do cartão bancário ou documento fornecido pela instituição financeira contendo o nº da Agência, o nº da Conta e o nome do titular. (A conta deve ser individual e deve estar no nome do aluno). |
Data e local da seleção: |
A seleção se dará com base nos seguintes critérios: * Atendimento aos requisitos do item “3”; * Avaliação do documentos; * Entrevista a ser realizada nos dias 02 e 03 de abril de 2019, das 11h às 16h, na Coordenação de Bibliotecas, rua Gomes Carneiro, nº 01, Campus Anglo, Centro (junto ao prédio da Biblioteca Campus Porto). |
Responsável: |
Patrícia de Borba Pereira, Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UFPel |
Unidade: |
Núcleo de Apoio aos Periódicos |
Vagas contempladas: |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos para a inscrição: |
* Estar regularmente matriculado e frequentando curso de Graduação na UFPel, de acordo com as vagas disponíveis; * Ter conhecimento aprofundado da plataforma SEER; |
Data e local da inscrição: |
As inscrições serão realizadas no link disponibilizado no site https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/, no período de 25 a 29 de março de 2019. |
Documentos para a inscrição: |
* Atestado de matrícula atualizado; * Histórico escolar atualizado; * Cópia da Carteira de Identidade ou CNH; * Cópia do CPF; * Cópia do cartão bancário ou documento fornecido pela instituição financeira contendo o nº da Agência, o nº da Conta e o nome do titular. (A conta deve ser individual e deve estar no nome do aluno). |
Data e local da seleção: |
A seleção se dará com base nos seguintes critérios: * Atendimento aos requisitos do item “3”; * Avaliação do documentos; * Entrevista a ser realizada nos dias 02 e 03 de abril de 2019, das 11h às 16h, na Coordenação de Bibliotecas, rua Gomes Carneiro, nº 01, Campus Anglo, Centro (junto ao prédio da Biblioteca Campus Porto). |
Responsável: |
Patrícia de Borba Pereira, Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UFPel |
Unidade: |
Biblioteca de Ciência e Tecnologia |
Vagas contempladas: |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos para a inscrição: |
* Estar regularmente matriculado e frequentando curso de Graduação na UFPel, de acordo com as vagas disponíveis; |
Data e local da inscrição: |
As inscrições serão realizadas no link disponibilizado no site https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/, no período de 25 a 29 de março de 2019. |
Documentos para a inscrição: |
* Atestado de matrícula atualizado; * Histórico escolar atualizado; * Cópia da Carteira de Identidade ou CNH; * Cópia do CPF; * Cópia do cartão bancário ou documento fornecido pela instituição financeira contendo o nº da Agência, o nº da Conta e o nome do titular. (A conta deve ser individual e deve estar no nome do aluno). |
Data e local da seleção: |
A seleção se dará com base nos seguintes critérios: * Atendimento aos requisitos do item “3”; * Avaliação do documentos; * Entrevista a ser realizada nos dias 02 e 03 de abril de 2019, das 11h às 16h, na Coordenação de Bibliotecas, rua Gomes Carneiro, nº 01, Campus Anglo, Centro (junto ao prédio da Biblioteca Campus Porto). |
Responsável: |
Patrícia de Borba Pereira, Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UFPel |
Unidade |
Biotério Central |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos Candidatos |
Alunos matriculados em cursos de Graduação da UFPel. O candidato deverá preferencialmente apresentar aptidão para desenvolver atividades junto à secretaria administrativa do Biotério Central da UFPel. |
Datas e Local de Inscrição |
Período de inscrições: 25/03/2019 a 09/04/2019 As inscrições devem ser realizadas através do e-mail: bioterio.ufpel@gmail.com |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição; Currículo Vitae ou Lattes; Histórico Escolar UFPel e atestado de matrícula 2019/1 O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dias 11 e 12/04/2019, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) – de acordo com o cronograma que será informado via e-mail até o dia 10/04/2019 Secretaria do Biotério Central, Prédio 44, Campus Capão do Leão – UFPel. |
Critérios Avaliação |
Histórico Escolar (peso 3 avaliação por média aritmética geral de notas); Currículo Vitae ou Lattes (peso 2); Entrevista (peso 5) |
Responsável |
Profa. Ethel Antunes Wilhelm |
Unidade |
NELU - Núcleo de Editora e Livraria |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Ampla Concorrência |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados em cursos de Graduação na UFPel que tenham cursado a disciplina de Design Editorial, ofertada pelo Colegiado dos Cursos de Design Gráfico e Digital – Centro de Artes. |
Datas e Local de Inscrição |
Inscrições por email para editora.ufpel@gmail.com até as 12h do dia 28/03/2019, com os documentos exigidos em anexo, contendo o assunto “vaga para diagramação”. Qualquer dúvida entrar em contato com o Núcleo de Editora e Livraria – Rua Benjamin Constant, 1071, Porto – Pelotas-RS. Telefone: (53) 3227-8411. |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição; Histórico Escolar UFPel; currículo vitae e portfolio digital com ênfase em design editorial. O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dias 28/03/2019 à tarde (das 14h às 17h) e 29/03/2019, Manhã e tarde (9h às 11h30 - 14h às 17h) |
Critérios Avaliação |
Histórico Escolar (peso 2); Currículo Vitae (peso 2); Entrevista (peso 3) e Portfolio (peso 3) |
Responsável |
Profa. Ana da Rosa Bandeira |
Unidade |
PROPLAN/CDPD/COPF Desenvolvimento de Obras, Planejamento Físico e Ambiental: Acompanhamento de Projetos |
Vagas Contempladas |
02 Vagas (1 Vaga Demanda Socioeconômica; 01 Ampla Concorrência) |
Requisitos à candidatura |
Alunos de graduação matriculados no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Habilidades para Projetos Arquitetônicos, Complementares e Sistema de Informações Geográfica. |
Local e data para inscrição |
Entre os dias 25 de março e 02 de abril de 2019. Envio dos documentos prioritariamente de modo digital através do email secretaria@proplan.ufpel.edu.br Dúvidas ou inscrição em meio físico, das 8h às 20h, na Secretaria da PROPLAN – Sala 404B – Anglo |
Documentos para inscrição |
(a) Ficha de Inscrição, (b) Currículo, (c) Memorial, (d) Histórico Escolar UFPEL O candidato que deixar de apresentar algum destes documentos extará eliminado do processo seletivo. |
Data da seleção |
Dia 04 de abril de 2019, às 14h, no saguão da PROPLAN – 4° andar – Bloco B |
Critérios de avaliação |
Histórico Escolar (peso 5) – Currículo (peso 2) – Entrevista (peso 3) A participação na entrevista é eliminatório no processo seletivo. |
Responsável |
Arq. Cintia Essinger e Eng. Cleidi Pinto. |
Unidade |
PROPLAN/CDIT Desenvolvimento Institucional e Processos Participativos. |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos à candidatura |
Alunos de graduação matriculados em cursos de graduação das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. |
Local e data para inscrição |
Entre os dias 25 de março e 02 de abril de 2019. Envio dos documentos prioritariamente de modo digital através do email secretaria@proplan.ufpel.edu.br Dúvidas ou inscrição em meio físico, das 8h às 20h, na Secretaria da PROPLAN – Sala 404B – Anglo |
Documentos para inscrição |
(a) Ficha de Inscrição, (b) Currículo, (c) Memorial, (d) Histórico Escolar UFPEL O candidato que deixar de apresentar algum destes documentos extará eliminado do processo seletivo. |
Data da seleção |
Dia 04 de abril de 2019, às 14h, no saguão da PROPLAN – 4° andar – Bloco B |
Critérios de avaliação |
Histórico Escolar (peso 5) – Currículo (peso 2) – Entrevista (peso 3) A participação na entrevista é eliminatório no processo seletivo. |
Responsável |
Prof. Pedro Luis Sanches |
Unidade |
PROGIC |
Vagas Contempladas |
10 Vagas (05 Demanda Socioeconômica; 02 Ações Afirmativas; 03 AC) |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados nos cursos de Ciência da Computação OU Engenharia de Computação OU Engenharia Eletrônica OU Engenharia de Controle e Automação |
Datas e Local de Inscrição |
Através de formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/ ou na Secretaria da PROGIC (Sala 406 – Bloco B – Anglo) Entre 25 a 28/03/2019 (das 8h às 20h) |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição e Currículo Vitae. |
Data e Local da Seleção |
Dias 01 e 05/04/2019 na PROGIC (será informada sala, data e horários das seleções). |
Critérios de Avaliação |
Histórico Escolar (peso 5); Currículo Vitae (peso 2); Entrevista (peso 3) |
Responsável |
Gustavo Mata Zechlinski |
Unidade |
PROGIC |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados nos cursos de Ciência da Computação ou Engenharia de Computação. |
Datas e Local de Inscrição |
Através de formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/ ou na Secretaria da PROGIC (Sala 406 – Bloco B – Anglo) Entre 25 a 28/03/2019 (das 8h às 20h) |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição e Currículo Vitae. |
Data e Local da Seleção |
Dias 01 e 05/04/2019 na PROGIC (será informada sala, data e horários das seleções). |
Critérios de Avaliação |
Histórico Escolar (peso 5); Currículo Vitae (peso 2); Entrevista (peso 3) |
Responsável |
Paulo de Almeida Afonso |
Unidade |
PROGIC |
Vagas Contempladas |
02 Vagas (01 Demanda Socioeconômica; 01 Ampla Concorrência) |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados no curso de Engenharia de Produção. |
Datas e Local de Inscrição |
Através de formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/ ou na Secretaria da PROGIC (Sala 406 – Bloco B – Anglo) Entre 25 a 28/03/2019 (das 8h às 20h) |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição e Currículo Vitae. |
Data e Local da Seleção |
Dias 01 e 05/04/2019 na PROGIC (será informada sala, data e horários das seleções). |
Critérios de Avaliação |
Histórico Escolar (peso 5); Currículo Vitae (peso 2); Entrevista (peso 3) |
Responsável |
Milton Luís Rodrigues Bresque |
Unidade |
PROGIC |
Vagas Contempladas |
02 Vagas (01 Demanda Socioeconômica; 01 Ampla Concorrência) |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados no curso de Jornalismo |
Datas e Local de Inscrição |
Através de formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/ ou na Secretaria da PROGIC (Sala 406 – Bloco B – Anglo) Entre 25 a 28/03/2019 (das 8h às 20h) |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição |
Data e Local da Seleção |
Dias 01 e 05/04/2019 na PROGIC (será informada sala, data e horários das seleções). |
Critérios de Avaliação |
Histórico Escolar (peso 5); Prova prática de conhecimentos específicos (redação para rádio e locução) (peso 5) |
Responsável |
Rafael Fagundes Cavalheiro |
Unidade |
PROGIC |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Ampla Concorrência |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados no curso de Design Digital OU Design Gráfico |
Datas e Local de Inscrição |
Através de formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/ ou na Secretaria da PROGIC (Sala 406 – Bloco B – Anglo) Entre 25 a 28/03/2019 (das 8h às 20h) |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição |
Data e Local da Seleção |
Dias 01 e 05/04/2019 na PROGIC (será informada sala, data e horários das seleções). |
Critérios de Avaliação |
Histórico Escolar (peso 5); Prova prática de conhecimentos específicos [Ilustrator, Photoshop, InDeseign] (peso 4); Entrevista (peso 1) |
Responsável |
Márcia Marangon |
Unidade |
CRA |
Vagas Contempladas |
04 Vagas (03 Demanda Socioeconômica; 01 Ações Afirmativas) |
Requisitos à candidatura |
Alunos de graduação matriculados em cursos de Graduação na UFPel. |
Local e data para inscrição |
Secretaria da PRE - Sala 110 Prédio da Reitoria ,Campus Anglo, entre 25 e 28/03/2019, das 9h até às 19h. |
Documentos para inscrição |
Ficha de Inscrição; Currículo Vitae; Memorial; Histórico Escolar UFPel. O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data da seleção |
Dias 03, 04 e 05/04/2019, Manhã e tarde (9h às 12h - 13h às 17h) Secretaria da PRE - Sala 110 Prédio da Reitoria ,Campus Anglo. |
Critérios de avaliação |
Histórico Escolar (peso 2 avaliação por média aritmética geral de notas); Currículo Vitae e Memorial (peso 3); Entrevista (peso 5) |
Responsável |
Emileni Tessmer |
Unidade |
PRAE – Coordenação de Integração Estudantil |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados em cursos de Graduação na UFPel. |
Datas e Local de Inscrição |
Recepção da PRAE - Campus II, entre 01 e 05/04/2019. |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição, Currículo Memorial e Histórico UFPel. O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dias 08 e 09/04/2019, Manhã (9h às 12h) – Dia 05/04 será publicada a relação de candidatos inscritos, com a data da entrevista de cada candidato. |
Critérios Avaliação |
Histórico Escolar (peso 3 avaliação por média aritmética geral de notas); Currículo Vitae (peso 2); Entrevista (peso 5 – Os critérios da entrevista serão apresentados aos candidatos no momento da inscrição) |
Responsável |
Prof. Mario Renato de Azevedo Júnior |
Unidade |
PRAE – Coordenação de Políticas Estudantis (Restaurantes Universitários) |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados em cursos de Graduação na UFPel. |
Datas e Local de Inscrição |
Recepção da PRAE - Campus II, entre 01 e 05/04/2019. |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição, Currículo Memorial e Histórico UFPel. O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dia 10/04/2019, Manhã (9h às 12h) – Dia 05/04 será publicada a relação de candidatos inscritos, com a data da entrevista de cada candidato. |
Critérios Avaliação |
Histórico Escolar (peso 3 avaliação por média aritmética geral de notas); Currículo Vitae (peso 2); Entrevista (peso 5 – Os critérios da entrevista serão apresentados aos candidatos no momento da inscrição) |
Responsável |
Prof. Mario Renato de Azevedo Júnior |
Unidade |
PREC |
Vagas Contempladas |
02 Vagas (01 Demanda Socioeconômica; 01 Ações Afirmativas) |
Requisitos Candidatos |
- Ser aluno de graduação matriculados em cursos de ciências exatas da UFPel (Administração, engenharias, matemática, física, etc.). - Ter disponibilidade de horários para atuar presencialmente. (Ao menos um turno livre manhã/tarde de segunda a sexta). |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da PREC Sala 204 Bloco B - Campus Anglo Rua Gomes Carneiro, 1. De 25 a 29 de março, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição; Histórico Escolar UFPel atualizado. |
Data e Local da Seleção |
Dias 02 e 03/04/2019, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da PREC Sala 204 Bloco B - Campus Anglo Rua Gomes Carneiro, 1. |
Critérios Avaliação |
Histórico Escolar (peso 1 avaliação por média aritmética geral de notas); Entrevista (peso 1 – Os critérios da entrevista serão entregues aos candidatos no momento da inscrição) |
Responsável |
Prof. Felipe Fehlberg Herrmann |
Unidade |
PRPPGI |
Vagas Contempladas |
02 Vagas Demanda Socioeconômica |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados em cursos de Graduação na UFPel, nas áreas de Design Digital, Jornalismo, Engenharia de Produção ou Administração. |
Datas e Local de Inscrição |
Inscrições de 25/03/2019 até 02/04/2019, das 9h até às 17h. |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição; Currículo Vitae; Memorial; Histórico Escolar UFPel. O candidato que não entregar algum dos documentos será eliminado do processo. |
Data e Local da Seleção |
Dias 03 e 04/04/2019, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) |
Critérios Avaliação |
Histórico Escolar (peso 3 avaliação por média aritmética geral de notas); Currículo Vitae (peso 2); Entrevista (peso 5 – Os critérios da entrevista serão entregues aos candidatos no momento da inscrição) |
Responsável |
Prof. Felipe de Souza Marques |
Unidade |
PROGIC |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados no curso de Jornalismo |
Datas e Local de Inscrição |
Através de formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/ ou na Secretaria da PROGIC (Sala 406 – Bloco B – Anglo) Entre 25 a 28/03/2019 (das 8h às 20h) |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição. |
Data e Local da Seleção |
Dias 01 e 05/04/2019 na PROGIC (será informada sala, data e horários das seleções). |
Critérios de Avaliação |
Histórico Escolar (peso 5); Prova prática de conhecimentos específicos (redação jornalística e fotografia) (peso 4); entrevista (peso 1) |
Responsável |
Thiago Bergmann Araújo |
Unidade |
PROGIC |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Ações Afirmativas |
Requisitos Candidatos |
Alunos de graduação matriculados no curso de Design Digital OU Design Gráfico |
Datas e Local de Inscrição |
Através de formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/ ou na Secretaria da PROGIC (Sala 406 – Bloco B – Anglo) Entre 25 a 28/03/2019 (das 8h às 20h) |
Documentos para Inscrição |
Ficha de Inscrição |
Data e Local da Seleção |
Dias 01 e 05/04/2019 na PROGIC (será informada sala, data e horários das seleções). |
Critérios de Avaliação |
Histórico Escolar (peso 5); Prova prática de conhecimentos específicos [Ilustrator, Photoshop, InDeseign] (peso 4); Entrevista (peso 1) |
Responsável |
Márcia Marangon |
Unidade |
PROPLAN – NEPEHidroSedi |
Vagas Contempladas |
3 Vagas: (01 Demanda Socioeconômica; 01 Ações Afirmativas; 01 AC) |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação em Engenharia Hídrica ou Engenharia Sanitária e Ambiental ou Agronomia ou Engenharia Civil ou Engenharia Geológica na UFPel (a partir do 5º semestre); |
Datas e Local de Inscrição |
Sala 128, Andar Térreo, ANGLO – Lab. Hidrossedimentologia Engenharia Hídrica, entre 25 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); |
Data e Local da Divulgação dos Resultados |
Após o dia 01/04/2019 |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); |
Responsável |
Prof. Gilberto Loguercio Collares, Eng. Guilherme Krüger Bartels |
Unidade |
ALM - Agência da Lagoa Mirim |
Vagas Contempladas |
02 Vagas (1 Demanda Socioeconômica e 1 Ações Afirmativas). |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação em Jornalismo ou Design Digital ou Design Gráfico ou Cinema e Audiovisual, da UFPel (a partir do 5º semestre), de acordo com as vagas disponíveis; b. Não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; c. Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades que se propõe a exercer; d. Ter disponibilidade de horário para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447, entre 26 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); b. Histórico atualizado (via COBALTO); c. Atestado de matrícula em 2019/01; d. Currículo Lattes; e. Carta de motivação (1 lauda, conforme formatação da ABNT); f. Comprovação de experiência nas atividades a serem executadas (caso tenha): Criação de conteúdo gráfico, webjornalismo e assessoria de imprensa. |
Data e Local da Seleção |
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 26, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447. |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); b. Currículo Lattes (produção científica - 1 ponto por produção; conhecimento de idiomas - 1 ponto por idioma ou semestre cursado em cursos de idiomas); c. Carta de motivação (10 pontos). Serão considerados os seguintes aspectos: interesse em estagiar na área pleiteada; contribuição do estágio na formação acadêmica; coerência e clareza das ideias; e qualidade da redação; d. Experiência comprovada na área (20 pontos por atividade de 150h). |
Responsável |
Prof. Gilberto Loguercio Collares e Profa. Fernanda de Moura Fernandes |
Unidade |
ALM -Agência da Lagoa Mirim |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica. |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação em Administração na UFPel (a partir do 5º semestre), de acordo com as vagas disponíveis; b. Não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; c. Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades que se propõe a exercer; d. Ter disponibilidade de horário para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447, entre 26 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); b. Histórico atualizado (via COBALTO); c. Atestado de matrícula em 2019/01; d. Currículo Lattes; e. Carta de motivação (1 lauda, conforme formatação da ABNT); f. Comprovação de experiência nas atividades a serem executadas (caso tenha):Controle de processos, de almoxarifado, controle de estoque e de documentos administrativos. |
Data e Local da Seleção |
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 26, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447. |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); b. Currículo Lattes (produção científica - 1 ponto por produção; conhecimento de idiomas - 1 ponto por idioma ou semestre cursado em cursos de idiomas); c. Carta de motivação (10 pontos). Serão considerados os seguintes aspectos: interesse em estagiar na área pleiteada; contribuição do estágio na formação acadêmica; coerência e clareza das ideias; e qualidade da redação; d. Experiência comprovada na área (20 pontos por atividade de 150h). |
Responsável |
STAE Thamisa Ramos Flores dos Santos e Profa. Fernanda de Moura Fernandes |
Unidade |
ALM - Agência da Lagoa Mirim |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Ampla Concorrência |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando cursos de graduação em Eng. Sanitária e Ambiental ou Eng. Agrícola ou Engenharia Civil ou Agronomia ou Tecn. Gestão Ambiental ou Eng. Hídrica ou Tecn. Geoprocessamento, da UFPel (a partir do 5º semestre), de acordo com as vagas disponíveis; b. Não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; c. Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades que se propõe a exercer; d. Ter disponibilidade de horário para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447, entre 26 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); b. Histórico atualizado (via COBALTO); c. Atestado de matrícula em 2019/01; d. Currículo Lattes; e. Carta de motivação (1 lauda, conforme formatação da ABNT); f. Comprovação de experiência nas atividades a serem executadas (caso tenha): Digitar, organizar, tratar e analisar dados. Preencher falhas. Organizar planilhas e referenciar espacialmente em mapas. |
Data e Local da Seleção |
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 26, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447. |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); b. Currículo Lattes (produção científica - 1 ponto por produção; conhecimento de idiomas - 1 ponto por idioma ou semestre cursado em cursos de idiomas); c. Carta de motivação (10 pontos). Serão considerados os seguintes aspectos: interesse em estagiar na área pleiteada; contribuição do estágio na formação acadêmica; coerência e clareza das ideias; e qualidade da redação; d. Experiência comprovada na área (20 pontos por atividade de 150h). |
Responsável |
Prof. Gilberto LoguercioCollares e STAE Thamisa Ramos Flores dos Santos |
Unidade |
ALM - Agência da Lagoa Mirim |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Ampla Concorrência |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando cursos em Eng. Sanitária e Ambiental ou Eng. Agrícola ou Engenharia Civil ou Agronomia ou Tecno Gestão Ambiental ou Eng. Hídrica ou Tecn. Geoprocessamento na UFPel (a partir do 5º semestre), de acordo com as vagas disponíveis; b. Não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; c. Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades que se propõe a exercer; d. Ter disponibilidade de horário para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447, entre 26 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); b. Histórico atualizado (via COBALTO); c. Atestado de matrícula em 2019/01; d. Currículo Lattes; e. Carta de motivação (1 lauda, conforme formatação da ABNT); f. Comprovação de experiência nas atividades a serem executadas (caso tenha): Auxiliar na coleta de amostras e de dados em corpos hídricos, em laboratório ou em campanhas de medição a campo. Efetuar registros e análises referentes às medições hidrométricas, coleta de amostras e dados observados a campo e em laboratório; Auxiliar na elaboração de relatórios técnicos e na computação de dados, reunindo os resultados obtidos em campanha de medição a campo e em laboratório. |
Data e Local da Seleção |
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 26, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447. |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); b. Currículo Lattes (produção científica - 1 ponto por produção; conhecimento de idiomas - 1 ponto por idioma ou semestre cursado em cursos de idiomas); c. Carta de motivação (10 pontos). Serão considerados os seguintes aspectos: interesse em estagiar na área pleiteada; contribuição do estágio na formação acadêmica; coerência e clareza das ideias; e qualidade da redação; d. Experiência comprovada na área (20 pontos por atividade de 150h). |
Responsável |
Prof. Gilberto Loguercio Collares, STAE Thamisa Ramos Flores dos Santos |
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Unidade |
ALM - Agência da Lagoa Mirim |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Ampla Concorrência |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando curso de Geoprocessamento ou Eng. Geológica ou Eng. Hídrica, da UFPel (a partir do 5º semestre), de acordo com as vagas disponíveis; b. Não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; c. Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades que se propõe a exercer; d. Ter disponibilidade de horário para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447, entre 26 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); b. Histórico atualizado (via COBALTO); c. Atestado de matrícula em 2019/01; d. Currículo Lattes; e. Carta de motivação (1 lauda, conforme formatação da ABNT); f. Comprovação de experiência nas atividades a serem executadas (caso tenha): Criação de banco de dados georreferenciados, manipulação de dados vetoriais e matriciais e modelagem de bacias hidrográficas. |
Data e Local da Seleção |
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 26, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447. |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); b. Currículo Lattes (produção científica - 1 ponto por produção; conhecimento de idiomas - 1 ponto por idioma ou semestre cursado em cursos de idiomas); c. Carta de motivação (10 pontos). Serão considerados os seguintes aspectos: interesse em estagiar na área pleiteada; contribuição do estágio na formação acadêmica; coerência e clareza das ideias; e qualidade da redação; d. Experiência comprovada na área (20 pontos por atividade de 150h). |
Responsável |
Prof. Gilberto Loguercio Collares, Profa. Angelica Cirolin |
Unidade |
ALM - Agência da Lagoa Mirim |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Ampla Concorrência |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação em Relações Internacionais na UFPel (a partir do 5º semestre), de acordo com as vagas disponíveis; b. Não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; c. Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades que se propõe a exercer; d. Ter disponibilidade de horário para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447, entre 26 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); b. Histórico atualizado (via COBALTO); c. Atestado de matrícula em 2019/01; d. Currículo Lattes; e. Carta de motivação (1 lauda, conforme formatação da ABNT); f. Comprovação de experiência nas atividades a serem executadas (caso tenha):Auxiliar nas demandas e ações relacionadas à promoção da cooperação transfronteiriça entre Brasil e Uruguai; realizar estudos e levantamentos concernentes ao desenvolvimento regional da bacia da Lagoa Mirim sob a ótica das relações internacionais. |
Data e Local da Seleção |
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 26, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447. |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); b. Currículo Lattes (produção científica - 1 ponto por produção; conhecimento de idiomas - 1 ponto por idioma ou semestre cursado em cursos de idiomas); c. Carta de motivação (10 pontos). Serão considerados os seguintes aspectos: interesse em estagiar na área pleiteada; contribuição do estágio na formação acadêmica; coerência e clareza das ideias; e qualidade da redação; d. Experiência comprovada na área (20 pontos por atividade de 150h). |
Responsável |
Prof. Gilberto Loguercio Collares e Profa. Fernanda de Moura Fernandes |
Unidade |
ALM - Agência da Lagoa Mirim |
Vagas Contempladas |
02 Vagas Demanda Socioeconômica. |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação em Eng. Hídrica ou Eng. Ambiental e Sanitária ou Engenharia Civil ou Química Industrial ou Gestão Ambiental ou Farmácia ou Química, da UFPel (a partir do 5º semestre), de acordo com as vagas disponíveis; b. Não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; c. Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades que se propõe a exercer; d. Ter disponibilidade de horário para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447, entre 26 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); b. Histórico atualizado (via COBALTO); c. Atestado de matrícula em 2019/01; d. Currículo Lattes; e. Carta de motivação (1 lauda, conforme formatação da ABNT); f. Comprovação de experiência nas atividades a serem executadas (caso tenha). |
Data e Local da Seleção |
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 26, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447. |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); b. Currículo Lattes (produção científica - 1 ponto por produção; conhecimento de idiomas - 1 ponto por idioma ou semestre cursado em cursos de idiomas); c. Carta de motivação (10 pontos). Serão considerados os seguintes aspectos: interesse em estagiar na área pleiteada; contribuição do estágio na formação acadêmica; coerência e clareza das ideias; e qualidade da redação; d. Experiência comprovada na área (20 pontos por atividade de 150h). |
Responsável |
Prof. Gilberto Loguercio Collares, STAE Marília Guidotti Corrêa |
Unidade |
ALM - Agência da Lagoa Mirim |
Vagas Contempladas |
01 Vaga Demanda Socioeconômica. |
Requisitos Candidatos |
a. Estar regularmente matriculado e frequentando o curso de Administração ou História ou Ciências Sociais ou Direito ou Geografia ou Gestão Ambiental ou Relações Internacionais ou Geoprocessamento, da UFPel (a partir do 5º semestre), de acordo com as vagas disponíveis; b. Não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE; c. Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades que se propõe a exercer; d. Ter disponibilidade de horário para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. |
Datas e Local de Inscrição |
Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447, entre 26 e 27/03/2019, das 9h até às 18h. |
Documentos para Inscrição |
a. Ficha de Inscrição (https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/bolsas-de-desenvolvimento-institucional/); b. Histórico atualizado (via COBALTO); c. Atestado de matrícula em 2019/01; d. Currículo Lattes; e .Carta de motivação (1 lauda, conforme formatação da ABNT); f. Comprovação de experiência nas atividades a serem executadas (caso tenha): Organização, manutenção e gerenciamento do arquivo institucional e de documentos históricos; Digitar de documentos,. |
Data e Local da Seleção |
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2019 26, Manhã e tarde (9h às 12h - 14h às 17h) Secretaria da ALM, sala 09 Lobo da Costa, 447. |
Critérios Avaliação |
a. Histórico (10 pontos); b. Currículo Lattes (produção científica - 1 ponto por produção; conhecimento de idiomas - 1 ponto por idioma ou semestre cursado em cursos de idiomas); c. Carta de motivação (10 pontos). Serão considerados os seguintes aspectos: interesse em estagiar na área pleiteada; contribuição do estágio na formação acadêmica; coerência e clareza das ideias; e qualidade da redação; d. Experiência comprovada na área (20 pontos por atividade de 150h). |
Responsável |
Profa. Fernanda de Moura Fernandes, STAE Thamisa Ramos Flores dos Santos |
Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar a ficha de inscrição preenchida, histórico escolar da UFPel atualizado e atestado de matrícula 2019/1. A ficha de inscrição está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/
Algumas vagas solicitam a apresentação de um memorial, que apresenta a trajetória e currículo pessoal, incluindo experiências extracurriculares.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os processos seletivos ficarão a cargo dos Coordenadores e Pró-Reitores das respectivas unidades administrativas que ofertam vagas.
Os processos seletivos deverão considerar os seguintes principais critérios: (a) desempenho na entrevista (b) análise de memorial, currículo e/ou prova prática; (c) análise do histórico acadêmico na UFPel.
A composição de pesos para os critérios de seleção é de prerrogativa da respectiva coordenação da bolsa ou comissão designada para seleção, conforme detalhados nas tabelas do item 5.
A classificação final da seleção será mediante atribuição de nota individual aos candidatos, entre 0 e 10 (com duas casas decimais), composta pela média ponderada das notas atribuídas para os respectivos critérios).
RESULTADO
O resultado será divulgado na página da Unidade responsável pela seleção.
Após a seleção, o supervisor deverá encaminhar à PRAE a ata do processo com o resultado final, incluindo alunos selecionados e suplentes, bem como os seguintes documentos:
Plano de Trabalho, indicando expressamente a vinculação com os Objetivos Estratégicos, Objetivos Específicos e respectivas Ações do PDI.
Cópias da ficha de inscrição,
Cópias do CPF e comprovante de conta corrente (somente conta corrente do próprio aluno; não pode ser conta de terceiros, conjunta ou conta poupança).
CONTROLE DE FREQUÊNCIA
O supervisor do bolsista deverá manter controle de freqüência na unidade, devendo comunicar à PRAE somente as faltas, para fins de desconto.
SUBSTITUIÇÃO e CANCELAMENTO
Só será possível a substituição do bolsista em caso de desistência ou necessidade, nos casos que ainda haja 2 meses para o término da bolsa, cabendo ao supervisor informar à PRAE para proceder a substituição.
Nos casos de desistência ou necessidade com tempo inferior a 2 meses para o término da bolsa, caberá ao supervisor informar à PRAE para suspensão do pagamento.
PAGAMENTOS
Os pagamentos são processados e encaminhados até o dia 10 de cada mês. As alterações devem ser enviadas à PRAE com prazo hábil para alteração das listas. Caso isso não ocorra, as retificações ficarão para o mês subseque
(assinado eletronicamente)
Otávio Martins Peres
Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento
(assinado eletronicamente)
Mário Renato Azevedo Júnio
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis
Documento assinado eletronicamente por OTAVIO MARTINS PERES, Pró-Reitor, Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, em 21/03/2019, às 13:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR, Pró-Reitor, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, em 21/03/2019, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23110.008089/2019-29 | SEI nº 0459057 |