Professoras da UFPel lançam livro sobre vivências de mulheres na Universidade

O livro “Tecendo Cartas: (sobre)vivências de Mulheres na Universidade”, organizado pelas professoras do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Camila Farias e Giovana Luczinski, revisita o percurso de 31 mulheres, entre docentes e discentes de diversas instituições. O interesse das pesquisadoras é ampliar o debate sobre a diversidade de gênero dentro do ambiente universitário.

Com início da produção em 2020, o livro contou com a seleção dos textos com base nos diálogos com dez mulheres convidadas a participar do projeto “As mulheres e a Pandemia de Covid-19: Discutindo questões de gênero”, ação de Ensino vinculada ao Projeto de Pesquisa “Agora é que são elas: a pandemia de COVID-19 contada por mulheres”.

Para Camila Farias, a importância da obra para a instituição consiste em tornar o espaço universitário mais plural, acolhedor e aberto para as discussões de gênero. “O ambiente universitário ainda é uma realidade que, proporcionalmente, poucas mulheres conseguem vivenciar em nosso país, tanto no que se refere a cursar uma graduação, ou pós-graduação, quanto a se tornar professora, pesquisadora ou ocupar cargos diretivos nessas instituições”, atentou Camila.

De acordo com Giovana Luczinski,  além do gênero, as mulheres são marcadas por classe, raça, orientação sexual, idade, deficiências e outras interseções, fazendo com que possibilidades sejam violentamente limitadas, ou mesmo interditadas. “Quando conseguimos ingressar no ambiente universitário, nós mulheres nos deparamos com inúmeros desafios que advém de um contexto construído e pensado a partir da lógica cisheteropatriarcal, racista, classista e capacitista, alicerçada na concepção universalizante da ciência moderna. Estar nesse local, seja como estudante ou docente, torna-se um constante exercício de criação e resistência, no qual a escrita em sua diversidade de formas, estilos e conteúdos tem um papel fundamental. Esse livro só existe porque 31 mulheres ousaram revisitar seu percurso na universidade, ousaram acessar memórias e costurá-las por meio de palavras tecidas com afeto, dor, coragem e celebração” disse Giovana.

O livro está disponível on-line.

Publicado em 18/01/2023, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Psicologia.