Ruas de Lazer: segunda edição será neste domingo (22)

Pelotas recebe, neste domingo (22), a segunda edição do projeto Ruas de Lazer, uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura, que oportuniza uma série de atividades para a comunidade. O evento será novamente na Av. Juscelino Kubitscheck (entre Av. Bento Gonçalves e Rua Barão de Butuí), entre 9h e 18h. Mais uma vez, uma das vias será interditada para veículos. Em caso de mau tempo, o evento será adiado.

Nesta edição, o Ruas de Lazer terá parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, como uma das iniciativas alusivas ao Maio Amarelo, que coloca em pauta questões como a segurança viária nas cidades.

Durante o dia, o evento terá encontro do Clube de Carros Antigos, aula de ritmos do Projeto Vida Ativa, apresentações de dança de projeto de extensão da UFPel, assim como a realização de apresentações musicais, promovidas por artistas locais que serão parceiros do projeto nesta segunda edição.

Além disso, a comunidade poderá ter acesso aos brinquedos infláveis do Projeto Vida Ativa, à Barraca da Saúde (projeto de extensão da UFPel), Programa de Educação Tutorial da Educação Física, feira de artesanato, foodtrucks, escolinha de trânsito da Secretaria de Trânsito, diferentes projetos esportivos da UFPel, aula de Kangoo Jump (interessados em participar deverão fazer contato prévio via WhatsApp 53 98144-8842), apresentação do Projeto Carinho, grafite no muro do colégio Dom João Braga, a empresa Bikepel e suas bicicletas para serem utilizadas no evento, entre outras atividades ainda a serem confirmadas.

A organização do evento destaca que o Ruas de Lazer é um espaço para a população ocupar também de acordo com seus interesses. “Assim, fazemos um convite para que venham usufruir desse espaço em um momento de retomada de convívio. Tragam suas cadeiras de praia, bicicletas, skates e compartilhem conosco um domingo de lazer na rua”.

Histórico recente do projeto
A intenção do projeto Ruas de Lazer em Pelotas-RS é realizar o fechamento de ruas para o trânsito de veículos automotores aos domingos e estabelecer um espaço de lazer para a população. O projeto está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, capitaneada por docentes da Escola Superior de Educação Física e com pactuação com outras unidades. Além disso, o projeto estabeleceu uma parceria desde sua concepção com a Prefeitura de Pelotas. A parceria iniciou em julho de 2021 para planejamento e implementação das atividades e o projeto não teve início no ano anterior devido aos cuidados com a Pandemia.

Em 2022, com a evolução do cenário e com a necessidade de valorizar os espaços públicos, modificando-os para o lazer da população, o grupo gestor do projeto composto por representantes da UFPel e de quatro secretarias municipais decidiu dar início às atividades.

No mês de abril de 2022 foi realizada a primeira edição do evento e a estimativa é que mais de 3,5 mil pessoas marcaram presença no Ruas de Lazer.

Publicado em 20/05/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, PREC, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Ruas de Lazer.