Início do conteúdo

Prorrogada suspensão das atividades acadêmicas

O Comitê UFPel Covid-19, em reunião nesta quinta-feira (26), aprovou a suspensão das atividades acadêmicas por mais 15 dias. A prorrogação inicia em 6 de abril e se estende até o dia 21 de abril de 2020. Seguem valendo as orientações sobre serviços essenciais e atividades acadêmicas específicas já descritas pelo comitê em seus boletins anteriores.

O Comitê tomou a decisão pautado nas justificativas prévias e com apoio da Equipe Científica de enfrentamento do COVID-19. As previsões, sustentadas principalmente na experiência da Coréia do Sul e da China (países em processo final de redução da epidemia), indicam que o aumento de casos no Brasil permanecerá por mais algumas semanas a contar de hoje, variando de acordo com as medidas preventivas de isolamento estabelecidas. A suspensão das atividades por mais 15 dias estará em permanente avaliação, considerando as diversas previsões que vêm sendo realizadas por diferentes equipes e pesquisadores no Brasil (como o caso do laboratório GDISPEN-UFPel), as quais corroboram a estimativa de aumento de casos no Brasil e no Rio Grande do Sul nas próximas semanas. Além disso, ontem, em Pelotas, o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado.

As ações e estratégias da UFPel e do Comitê vêm sendo realizadas com base nas evidências científicas existentes. Ressaltamos que muitas dessas evidências são ainda incipientes já que, obviamente, os países vêm atuando dia-a-dia para combater a epidemia. Assim, considerando as melhores informações disponíveis, as estratégias da UFPel continuam sendo realizadas na tentativa de minimizar a disseminação das potenciais contaminações pelo Coronavírus.

Destacamos que esse período de isolamento social vem sendo essencial para o que o Comitê UFPel Covid-19 apoie os órgãos da Prefeitura Municipal de Pelotas, em atividades específicas ou compartilhadas, para organizarem os processos necessários para o melhor enfrentamento possível do potencial aumento do número de casos em nossa comunidade.

Publicado em 26/03/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.