Início do conteúdo

Unidade de Oncologia do HE realiza mutirão de atendimento nos bairros

Dentro da programação do Outubro Rosa do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), foi realizado na última quinta-feira (11), um mutirão de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fraget. Foram realizadas consultas e encaminhamentos para exames de imagem.

Os atendimentos foram realizados pelos alunos da Liga Acadêmica de Oncologia da UFPel, sob supervisão da professora Cristiane Petrarca. Ao todo foram 24 consultas, 17 encaminhamentos para mamografia e um para ecografia. Além disso, na sala de espera da Unidade, a nutricionista do HE, Shirley Oliveira, a enfermeira Ana Lídia Schlender e a assistente social Alessandra Ballinhas falaram sobre a prevenção, sintomas e tratamentos do Câncer de Mama. Na ocasião, foi montado um varal com dicas e cuidados que as mulheres devem ter.

De acordo com a chefe da unidade de Oncologia e Hematologia, Cristiane Petrarca, todas as pacientes atendidas foram cadastradas para que haja a monitoração e busca ativa daquelas que apresentarem alterações nos exames. “Muito mais que o número de atendimentos, fica a semente plantada de uma atividade inédita, em que a nossa equipe vai à unidade básica, interagindo com profissionais e pacientes”, acrescentou.

Os bairros das próximas UBSs a receberem o mutirão serão, no dia 19, no Getúlio Vargas, das 8h30min 11h30min, e dia 26, no Dunas, das 14h às 17h.

Publicado em 16/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.