Acordo estreita laços entre Universidade da Califórnia San Diego e UFPel

A assinatura de um protocolo de intenções, na manhã desta terça-feira (25), aproxima ainda mais a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Assinado pelo vice-reitor Luis Amaral, no exercício da reitoria, e pelo diretor do Instituto de Saúde Pública da universidade americana, Michael Pratt, representante do reitor, o documento é base para a ampliação das relações entre as duas entidades.

Entre as possibilidades abertas pelo acordo estão o intercâmbio de professores e alunos de graduação e pós-graduação, a realização de projetos de pesquisa e publicações conjuntas, o compartilhamento de publicações, materiais e informações e a promoção de programas e visitas especiais de curto prazo.

Na opinião de Pratt, a vinculação entre a UFPel e a UCSD é fácil, visto que já é uma parceria que já vem acontecendo. “As filosofias de ambas universidades são semelhantes”, explica. As duas instituições têm trabalhado conjuntamente em áreas como a Educação Física e a Epidemiologia, com intenso intercâmbio de profissionais e conhecimentos. Ele próprio já esteve diversas vezes na cidade no período entre 2013 e 2016, como professor visitante.

No entanto, o diretor afirma que o protocolo abre possibilidades para outras áreas. Ele destaca como campos promissores em sua universidade as pesquisas sobre mudanças climáticas, a Biotecnologia, as Engenharias e as Ciências Médicas e Farmacêuticas.

Já para o vice-reitor da UFPel destaca que é sempre um bom exercício a realização dos processos de intercâmbio com instituições estrangeiras, em especial no âmbito da pós-graduação: “A internacionalização é sempre um item básico para o aumento na qualidade dos cursos de pós”.

A nova parceira

A Universidade da Califórnia em San Diego é uma das unidades da Universidade da Califórnia, uma dos grandes nomes mundiais do ensino superior e da pesquisa. Somente no campus dessa cidade estudam 35 mil pessoas. O campus de San Diego também é a casa de 16 vencedores do Prêmio Nobel.

Publicado em 25/07/2017, nas categorias Destaque, Notícias.